PUBLICIDADE
Logo do Coritiba

Coritiba

Favoritar Time

Coritiba aumenta jejum do Palmeiras, vence, mas segue longe do G-4

6 nov 2011 - 20h52
(atualizado às 23h26)
Compartilhar

Mesmo tendo um dos piores aproveitamentos como visitante no Campeonato Brasileiro, o Coritiba aproveitou a má fase da Palmeiras e venceu a equipe paulista por 2 a 0, na Arena Barueri, neste domingo, pela 33ª rodada do torneio nacional. O resultado leva o time de Marcelo Oliveira aos 48 pontos, na 10ª colocação, ainda a sete da zona de classificação para a Copa Libertadores.

Sensação do futebol brasileiro no primeiro semestre, quando chegou a golear o próprio Palmeiras por 6 a 0 na campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil, a equipe paranaense não conseguiu manter uma regularidade desde então. No momento, a equipe vive uma das fases mais consistentes nos últimos meses, com quatro jogos de invencibilidade.

Já o Palmeiras, que chegou a brigar por vaga na Libertadores no primeiro turno do Brasileiro, faz uma segunda metade desastrosa de campeonato e termina o fim de semana na 13ª colocação, com 41 pontos - ainda com uma boa vantagem de sete pontos para a zona do rebaixamento, mas com a classificação para próxima Copa Sul-Americana ameaçada por Bahia e Atlético-MG, ambos com 39 pontos.

Mesmo com a volta de Marcos Assunção, recuperado de lesão no ombro, os comandados de Felipão estão há oito jogos sem vencer, prolongando o jejum que já era o maior do treinador em suas passagens pelo clube.

A última vitória aconteceu no dia 22 de setembro, por 1 a 0, diante do Ceará. Desde então, o time somou três empates (Atlético-GO, América-MG e Flamengo) e quatro derrotas (Santos, Fluminense, Figueirense e Atlético-MG).

Antes do início do jogo, torcidas organizadas de Palmeiras e Coritiba entraram em confronto na Arena Barueri. Dentro de campo, os dois times fizeram um primeiro tempo morno, com ligeira vantagem dos paranaenses, que abriram o placar aos 22min, com Davi.

Com Maikon Leite em campo, substituindo Rivaldo, o Palmeiras teve bons momentos no início da etapa final, mas viu o Coritiba ampliar em um contra-ataque, pelos pés de Leonardo.

Na próxima rodada, o Palmeiras encara o Grêmio, no Olímpico. Jogando no Couto Pereira, o Coritiba terá pela frente o Flamengo.

O jogo

De um lado, o Palmeiras em crise. Do outro, o Coritiba com um dos piores aproveitamentos como visitante no Campeonato Brasileiro. O pequeno público presente na Arena Barueri para assistir ao duelo viu um primeiro tempo equilibrado, mas sem grandes lances ofensivos.

Os minutos inicais foram truncados. Os paranaenses buscavam mais as ações, mas paravam na forte marcação do time da casa e precisavam arriscar chutes de longe.

Aos 6min, em chute de longe, Everton Costa exigiu boa defesa de Deola. O Palmeiras tentava responder nas cobranças de falta de Marcos Assunção, que retornou ao time após contusão no ombro.

A partida seguiu em ritmo lento até o Coritiba abrir o placar. Aos 22min, Éverton Costa fez boa jogada, driblou Henrique, tirou o goleiro Deola da jogada e rolou para Davi, que chutou para o fundo das redes.

O gol não mudou o panorama do confronto, com baixo nível técnico. Apesar de mais ousado, o Coritiba não chegava a levar perigo e o Palmeiras criava pouco para uma equipe que era derrotada diante da própria torcida.

Em uma das raras chegadas do time de Felipão, aos 33min, Marcos Assunção cruzou da direita e Luan cabeceou para fora, rente ao poste esquerdo de Vanderlei.

Aos 37min, Leonardo recebeu na entrada da área e bateu forte, cruzado, mas Deola espalmou para escanteio. Ainda antes do intervalo, o time paranaense reclamou de pênalti de João Vítor, que teria puxado Jonas na grande área, mas o árbitro não marcou pênalti.

Cabisbaixo, o Palmeiras desceu para os vestiários vaiado pela torcida. Na volta para o segundo tempo, o único aplaudido foi Maikon Leite, que saiu do banco de reservas para a vaga de Rivaldo.

O começo palmeirense no segundo tempo foi promissor. Nos primeiros dez minutos, Vanderlei fez defesa espetacular em chute de Luan e Ricardo Bueno, sozinho na pequena área, cabeceou para o chão e a bola foi para fora.

Mesmo melhor, a equipe da casa sofreu o segundo gol em uma bela jogada trabalhada. Aos 10min, em um contra-ataque, Marcos Aurélio deu um belo lançamento para Leonardo, que dominou com categoria, avançou para a área e chutou forte, rasteiro, sem chances para o goleiro.

O Palmeiras brigava por um gol. Aos 16min, João Vitor arriscou de longe e Vanderlei rebateu para fora da área. No rebote, Maikon Leite chutou para fora.

Despreocupado, o Coritiba deixava o Palmeiras manter a posse de bola e contra-atacava. Aos 32min, Éverton Ribeiro recebeu na grande área e bateu cruzado, na trave. Pouco depois, o volante João Vitor foi expulso direto por entrada dura em Willian e deixou a equipe paulista com um jogador a menos.

Já no fim, aos 40min, Fernandão foi lançado no ataque, driblou Vanderlei e escorregou na hora de empurrar para o gol vazio, simbolizando o péssimo momento que o Palmeiras atravessa no fim da temporada. Anderson Aquino ainda desperdiçou chance incrível para o Coritiba nos acréscimos, cara a cara com Deola.

Ficha técnica

PALMEIRAS 0 X 2 CORITIBA

Gols

CORITIBA:
Davi, aos 22min do primeiro tempo; Leonardo, aos 11min do segundo tempo.

PALMEIRAS:Deola; Cicinho, Thiago Heleno, Henrique e Rivaldo (Maikon Leite); Chico, João Vitor, Marcos Assunção e Tinga (Fernandão); Ricardo Bueno (Márcio Araújo) e Luan Técnico: Luiz Felipe Scolari

CORITIBA: Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Eltinho; Willian, Léo Gago, Davi (Everton Ribeiro) e Everton Costa; Marcos Aurélio (Leandro Donizete) e Leonardo (Anderson Aquino) Técnico: Marcelo Oliveira

Cartões amarelos
PALMEIRAS: Thiago Heleno, Rivaldo e Chico

CORITIBA: Léo Gago, Jonas, Emerson e Eltinho

Cartão vermelho
PALMEIRAS: João Vitor

Árbitro
Alicio Pena Junior(MG)

Local
Arena Barueri, em Barueri (SP)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade