PUBLICIDADE

Campeã, Portuguesa vence rebaixado Vila Nova em Goiânia

12 nov 2011 - 18h49
(atualizado às 19h32)
Compartilhar

Cumprindo tabela, a já campeã Portuguesa enfrentou o Vila Nova em Goiânia e venceu o time rebaixado por 3 a 1. Com gols de Leandro Silva e Júnior Timbó (duas vezes), a equipe paulista ampliou sua vantagem na ponta em relação ao segundo colocado Náutico, enquanto o time goiano viu mais um resultado amargo na Série B. De quebra, a Portuguesa chegou a 102 gols na temporada.

Com um time organizado, o Vila Nova dominou as ações no primeiro tempo, dando muito trabalho ao goleiro Wéverton, que acabou se tornando o personagem principal, ou pelo menos o que mais apareceu nos primeiros minutos de bola rolando.

A Portuguesa conseguia se manter com a bola nos pés e trocava passes de lado sem tanto perigo, ao passo que o Vila corria atrás para desarmar e ir em busca de oportunidades. A primeira clara ocorreu logo aos 10min, quando John Lennon roubou uma bola na intermediária e sofreu falta.

Na batida, Túlio Souza surpreendeu a todos e mandou direto para o gol, obrigando o camisa 1 a praticar uma grande defesa e colocar a bola para escanteio.

Dois minutos depois, aos 13min, ainda assustado pelo lance perigoso do Vila, a Portuguesa contragolpeou e deixou claro que um pouco de pressão poderia dar certo. Dessa vez, Ivo cruzou do lado esquerdo, rente ao chão, e Marco Antônio pegou de primeira, mas por cima do gol.

O veterano Túlio Souza era o jogador mais perigoso do Vila Nova e, dentre tantos garotos, se destacou no meio-campo da equipe, principalmente por conta das oportunidades criadas. Aos 31min, o jogador arriscou da meia-lua e Wéverton outra vez teve que se esticar todo para defender.

Dez minutos depois, já que o jogo não era tão empolgante quanto se podia imaginar, o mesmo Túlio Souza recebeu passe de Ricardinho, tirando a defesa com o corpo e bateu à direita do gol de Wéverton, mas dessa vez pela linha de fundo.

Antes mesmo da segunda etapa, a Portuguesa já deu mostras de que estava suficientemente pressionada pelo mistão do Vila Nova e que deveria atacar para voltar para casa com os três pontos, seguindo a motivação de vencer todas as partidas da Série B até o fim.

Aos 44min, Cleyton tabelou com Renato e recebeu à frente, na cara do gol. O chute foi facilmente defendido por Luiz Cetin, que cobrou abertamente o setor defensivo do Vila, que acabaria voltando fragilizado para a segunda etapa.

Com menos de dois minutos de bola rolando no segundo tempo, após escanteio cobrado por Marcelo Cordeiro, Leandro Silva subiu mais alto que toda a defesa do Vila Nova para colocar a bola no canto de Luiz Cetim e abrir o placar no Serra Dourada.

O Vila Nova era melhor e manteve a boa toada no segundo tempo, quando o jogo se tornou mais franco e aberto. Logo aos 8min, sem que a Portuguesa mal conseguisse comemorar o gol, Victor Ferraz levantou pela direita e Túlio Souza foi premiado com o gol de empate, de cabeça, no canto do goleiro Wéverton.

Na intenção de mudar o comportamento da Portuguesa, Jorginho promoveu as entradas de Raí e Junior Timbó e foi justamente com uma jogada criada pelos dois suplentes que a equipe voltou à frente do marcador. Com cruzamento do primeiro pela esquerda, Timbó subiu e marcou o segundo da equipe sobre o Vila Nova.

Ainda restava tempo para aos 46min, depois de jogada individual, Júnior Timbó passar para João Neto, que voltou a servir Timbó para bater no canto de Cetim e marcar o terceiro gol da Portuguesa na partida.

Ficha técnica

VILA NOVA 1 x 2 PORTUGUESA

Gols

VILA NOVA:
Túlio Souza, aos 8min do 2º tempo
PORTUGUESA:
Leandro Silva, aos 2min do 2º tempo, e Júnior Timbó, aos 19min e aos 46min

VILA NOVA: Luiz Cetin; Victor Ferraz, Tulio Silva, Thiago Irineu, Gabriel e John Lennon, Ricardinho, Geovane (Romário), Túlio Souza e Diogo (Antônio Carlos); Leandro Cearense (Felipe da Maia)

Técnico: Roberto Cavalo

PORTUGUESA: Wéverton; Ivan, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Cleyton (Junior Timbó), Henrique, Rai, Ivo (Raí) e Marco Antônio (João Neto); Edno

Técnico: Jorginho

Cartões amarelos
VILA NOVA: John Lennon

PORTUGUESA: Ivan

Árbitro
Jânio Pires Gonçalves (TO)

Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Leandro Silva comemora primeiro gol da Portuguesa
Leandro Silva comemora primeiro gol da Portuguesa
Foto: Luis Moura / Futura Press
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade