PUBLICIDADE
Logo do Figueirense

Figueirense

Favoritar Time

Figueirense vira no fim, bate Atlético-MG e entra no G-4

12 nov 2011 - 20h57
(atualizado em 13/11/2011 às 15h19)
Compartilhar

No duelo das equipes donas de duas das quatro melhores campanhas do returno, o Atlético-MG, 4º, e o Figueirense, 2º, realizaram um confronto disputado na noite deste sábado no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O jogo, válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve um primeiro tempo monótono, mas uma etapa complementar muito movimentada, que acabou com vitória da equipe anfitriã de virada por 2 a 1.

O time visitante saiu na frente no marcador com o zagueiro Werley, em um escanteio na primeira etapa, na qual os dois times ficaram concentrados no meio de campo, se arriscando ao ataque poucas vezes. A falta de ousadia foi compensada no segundo tempo, quando ambas as equipes criaram diversas oportunidades de gol.

O empate do Figueirense veio com Wellington Nem, que arriscou de longe e contou com uma falha de Renan Ribeiro para igualar o placar. Aos 42min, o artilheiro Júlio César virou o jogo, após grande jogada do lateral direito Bruno.

Com o resultado, o clube catarinense foi aos 56 pontos e assumiu, provisoriamente, a quarta colocação, superando Flamengo e Botafogo, e entrando de vez na briga pela Libertadores. Já o Atlético-MG segue na 14ª posição, com 39 pontos. Na classificação do segundo turno do Brasileiro, o Figueirense empatou com o Fluminense e detém a melhor campanha, com 31 pontos.

Na próxima rodada, os comandados do técnico Jorginho vão ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo no Engenhão, enquanto o Atlético-MG recebe o Coritiba na Arena do Jacaré.

O jogo

Ambas as equipes iniciaram o duelo sem ousadia. O Figueirense, acostumado a jogar no contra-ataque, manteve a posse de bola no campo de ataque, mas não conseguiu infiltrar na defesa postada por Cuca, que escalou o Atlético-MG com apenas André como atacante de ofício.

Bernard, que jogou mais avançado, foi o primeiro a arriscar uma finalização. Aos quatro minutos do primeiro tempo, o jovem meia do time mineiro chutou da entrada da área no meio do gol, para defesa segura de Wilson.

Apesar da pressão e do domínio de jogo da equipe catarinense, o clube visitante criou mais chances de abrir o marcador. O centroavante André chutou cruzado da meia lua aos nove minutos, levando perigo ao gol do Figueirense.

Aos 17min, Bernard avançou pela direita e tocou para Carlos César, que entrou na área e chutou firme à direita da meta de Wilson.

A insistência do Atlético-MG foi premiada aos 37min. Daniel Carvalho cobrou escanteio na pequena área e Werley se antecipou da marcação da equipe catarinense, acertando o canto inferior direito de Wilson.

Somente depois de ter sua defesa vazada, o Figueirense levou perigo ao gol do Atlético-MG. Wellington Nem chutou de fora da ára, Réver desviou e a tentativa passou rente à trave direita de Renan Ribeiro. Já nos acréscimos, o atacante avançou pela esquerda, se livrou de dois marcadores e tocou para Júlio César. O centroavante, com um só toque, limpo Werley e Réver, mas finalizou mal e mandou a bola para fora.

Logo no segundo minuto da etapa final, o lateral direito Bruno cruzou à meia altura para a área. Na sequência do lance, Júlio César errou uma bicicleta e a sobra ficou com Elias, que bateu de primeira à direita de Renan Ribeiro.

Três minutos depois, Wellington Nem recebeu na marca do pênalti, fez o pivô sobre Werley, girou e chutou para fora. A resposta do Atlético-MG foi imediata. André recebeu passe de Daniel Carvalho, dominou mal e arriscou uma bicicleta da meia-lua, defendida com facilidade por Wilson.

Sem que a bola saísse, o Figueirense chegou ao empate com Wellington Nem. Da intermediária, o atacante chutou fraco e o goleiro do Atlético-MG, enganado pela trajetória da bola, permitiu que ela entrasse entrasse aos seis minutos.

A partida continuou movimentada até o final. Com muita movimentação de Wellington Nem, o time da casa pressionou o adversário e ameaçou o gol com Helder e Júlio César, mas Renan Ribeiro só voltou a ser exigido aos 19min, após cabeceio de Fernandes.

O Atlético-MG não diminuiu o ritmo e criou oportunidades pela lateral direita do campo, com os avanços de Carlos César. O time mineiro, porém, sofreu com falta de precisão nos cruzamentos e finalizações do lateral.

Aos 42min, o lateral direito Bruno arrancou em direção à linha de fundo, entrou na área e se livrou de dois marcadores antes de cruzar rasteiro. Aloísio furou e a bola sobrou para Júlio César, que não perdoou e virou o jogo.

Ficha técnica

FIGUEIRENSE 1 x 1 ATLÉTICO-MG

Gols

FIGUEIRENSE:
Werley, aos 37min do 1º tempo
Atlético-MG:
Wellington Nem, aos 6min, e Júlio César, aos 42min do 2º tempo

FIGUEIRENSE: Wilson; Bruno, Edson Silva, Roger Carvalho e Helder; Ygor, Túlio (Fernandes), Coutinho e Elias (Aloísio); Wellington Nem (Héber) e Júlio César

Treinador: Jorginho

ATLÉTICO-MG: Renan Ribeiro; Carlos César, Réver, Werley e Triguinho; Pierre, Fillipe Soutto (Serginho), Richarlyson (Dudu Cearense) e Daniel Carvalho (Marquinhos Cambalhota); Bernard e André

Treinador: Cuca

Cartões amarelos
ATLÉTICO-MG: Pierre, Carlos César, Daniel Carvalho, Dudu Cearense

FIGUEIRENSE: Ygor

Árbitro
Cleber Wellington Abade (SP)

Local
Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade