PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Ameaçado, Atlético-PR mantém tabu e bate São Paulo em casa

16 nov 2011 - 22h28
(atualizado em 17/11/2011 às 07h46)
Compartilhar

O Atlético-PR manteve na noite desta quarta-feira o tabu contra o São Paulo na Arena da Baixada. Em confronto válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o clube paranaense derrotou o rival paulista por 1 a 0 e manteve o adversário sem triunfos no estádio paranaense. O resultado positivo ocorreu muito por conta da ótima atuação do equatoriano Guerrón, autor do único gol do encontro e responsável por manter a equipe na briga para evitar a queda à Série B.

Com o resultado, o Atlético-PR chegou aos 37 pontos, um atrás do Cruzeiro e dois atrás do Atlético-MG, primeiras equipes fora da zona do rebaixamento. Já o São Paulo se complicou na briga por uma vaga à próxima edição da Copa Libertadores da América. O time comandado por Emerson Leão está estacionado com 53 pontos, longe do G-4.

O Atlético-PR não demorou a abrir o marcador na Arena da Baixada. Diante de um adversário apático e repleto de desfalques, o time paranaense aproveitou a improvisação de Cícero na lateral esquerda para dominar completamente. Aos 11min, Guerrón aproveitou um corta-luz de Nieto e a desatenção do camisa 16 para marcar e transformar em número a exibição superior.

O São Paulo melhorou na segunda etapa. Com Marlos no lugar ne Fernandinho e Rivaldo na vaga de Casemiro - que entrou ainda no primeiro tempo na vaga do lesionado Carlinhos Paraíba -, o time do Morumbi cresceu de rendimento e ameaçou o goleiro rival. Entretanto, bem no jogo, Renan Rocha segurou o ataque rival e conseguiu manter o placar positivo para o Atlético-PR, que segue na briga para evitar o rebaixamento.

Na próxima rodada, o Atlético-PR, que ainda ocupa um lugar na zona de risco, enfrentará o Cruzeiro, no domingo, às 17h (de Brasília). Já o São Paulo, com poucas chances de disputar um lugar no torneio mais importante do continente sul-americano, recebe no sábado, às 19h, o América-MG.

Opção de Leão, Cícero leva desvantagem contra rápido Guerrón

Necessitado do resultado positivo por conta da briga para evitar o rebaixamento, o Atlético-PR iniciou uma verdadeira blitz sobre a defesa são-paulina. Bem armado, o time encaixou as principais jogadas justamente no setor mais frágil da zaga paulista: lado esquerdo, com o improvisado Cícero. Ali, o equatoriano Guerrón, posicionado pela direita, venceu todas as disputas individuais contra o meio-campista escalado por Leão na ala.

E foi justamente no setor esquerdo da defesa são-paulina que o Atlético-PR abriu o marcador na Arena da Baixada. Logo aos 11min, Marcelo Oliveira cruzou na direção de Nieto. Esperto, o centroavante fez o corta-luz e surpreendeu Cícero, que deixou Guerrón completamente livre para finalizar e estufar a rede da meta defendidas por Rogério Ceni.

A estratégia de atacar pelo lado direito tornou o Atlético-PR perigoso durante a primeira etapa. O time manteve o estilo de jogo veloz e quase ampliou aos 31min. Guerrón fez grande jogada pelo lado direito e cruzou na medida para Paulo Baier. O experiente jogador se antecipou à defesa e exigiu uma grande intervenção de Ceni, que precisou usar os pés.

Apático e sem criação ofensiva, o São Paulo apenas procurou segurar o Atlético-PR e evitar a dilatação do placar. Aos 35min, Ceni novamente teve que trabalhar para evitar outra comemoração na Arena da Baixada. O goleiro defendeu com dificuldade o arremate de Guerrón.

O São Paulo retornou ao segundo tempo sem alterações, e consequentemente com a mesma postura do tempo inicial. Assim, o Atlético-PR, investindo sempre pelo lado esquerdo, manteve o domínio. Logo aos 3min, Nieto arriscou de fora da área e obrigou Rogério Ceni a fazer uma ótima defesa.

Sem criação e agressividade, Leão precisou modificar o time do São Paulo. O treinador recorreu à saída de Casemiro para a entrada de Rivaldo. O jovem volante, que entrou no primeiro tempo, não escondeu a decepção por deixar o confronto. Com o pentacampeão mundial, Lucas atuou mais no ataque e pôde encostar em Willian José e Marlos, que entrou na vaga de Fernandinho.

Com Lucas mais à frente, o São Paulo conseguiu melhorar e ameaçar a meta defendida por Renan Rocha. Aos 29min, Lucas arrancou pelo meio e arriscou forte da entrada da área. Bem colocado, o goleiro do Atlético-PR espalmou e evitou o gol. Rivaldo, embora próximo do camisa 1, não conseguiu apanhar o rebote, na melhor e única chance relevante do time do Morumbi no duelo desta quarta-feira.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-PR 1 x 0 SÃO PAULO

Gols:

ATLÉTICO-PR: Guerrón, aos 11min do 1º tempo

ATLÉTICO-PR: Renan Rocha; Wendel, Manoel, Gustavo e Heracles; Deivid, Marcelo Oliveira, Paulo Baier (Branquinho), Marcinho (Renan) e Guerrón (Adaílton); Nieto
Técnico: Antônio Lopes

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Rhodolfo e Cícero; Wellington, Denílson, Carlinhos Paraíba (Casemiro) (Rivaldo) e Lucas; Fernandinho (Marlos) e Willian José.
Técnico: Emerson Leão

Cartões Amarelos
ATLÉTICO-PR: Nieto, Deivid e Paulo Baier
SÃO PAULO: Lucas, Casemiro, Rhodolfo, Wellington, Marlos e Denílson

Árbitro
Pablo Santos Alves (ES)

Local
Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade