PUBLICIDADE
Logo do América-MG

América-MG

Favoritar Time

Em ascensão, América-MG vence Botafogo e mantém busca por "milagre"

16 nov 2011 - 22h27
(atualizado em 17/11/2011 às 00h26)
Compartilhar

Virtual rebaixado no Campeonato Brasileiro há três rodadas, o América-MG conquistou mais uma importante vitória na busca do "milagre" de permanecer na Série A em 2012. Pela 35ª rodada da competição, nesta quarta-feira, o time de Givanildo Oliveira venceu o Botafogo por 2 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e segue vivo no torneio, embora em situação muito delicada.

A três jogos do fim da temporada, os mineiros têm 34 pontos, na 19ª colocação. A reação, que começou com surpreendentes vitórias contra Corinthians e Fluminense nas últimas duas rodadas, pode ter sido tardia.

Já o Botafogo, que acumula três derrotas consecutivas, termina a noite na quinta colocação, com 55 pontos, ainda no grupo que se classificaria para a próxima Copa Libertadores da América, mas já distante da briga pelo título.

As diferentes fases dos dois clubes não foram nítidas no início do jogo, quando o confronto foi aberto e equilibrado. Mas bastou o América-MG abrir o placar, com Kempes, em pênalti causado por uma falha defensiva, para os cariocas se perderem. O time da casa aproveitou e fez o segundo com Fábio Júnior ainda antes do intervalo.

Com as entradas de Herrera e Éverton na segunda etapa, o Botafogo, dominado até então, voltou melhor e diminuiu com Loco Abreu, aos 18min. A vitória antes confortável dos mineiros ficou ameaçada aos 22min, quando Gilson foi expulso depois de trombar com Maicosuel, em lance que iniciou uma confusão no gramado.

Até o fim do jogo, os cariocas tentaram aproveitar a vantagem numérica e partiram para cima, enquanto os americanos se seguravam na defesa e tentavam encaixar contra-ataques.

Na próxima rodada, no fim de semana, o América-MG joga fora de casa, contra o São Paulo. No Engenhão, o Botafogo mede forças com o Internacional.

O jogo

O Botafogo começou a partida tocando melhor a bola, mas permitiu que o time da casa equilibrasse as ações em poucos minutos. Foi americana a primeira boa oportunidade do jogo. Aos 12min, Fábio Júnior recebeu de costas para o gol, fez o giro e bateu para grande defesa de Jefferson.

Em um duelo dinâmico até então, o Botafogo respondeu na sequência. Aos 16min, em rápido contra-golpe, Maicosuel entrou pela direita e rolou para Elkeson. Livre, o jovem meio-campista chutou por cima do travessão.

Aos 22min, Elkeson voltou a desperdiçar boa chance quando, após penetrar na área com a bola dominada e cortar o zagueiro, se atrapalhou na finalização e bateu rente ao poste de Neneca.

O jogo seguiu equilibrado até o primeiro gol do América-MG, aos 33min. Fábio Júnior aproveitou saída errada dos cariocas e sofreu pênalti do goleiro Jefferson quando tentava driblá-lo. Na cobrança, Kempes bateu no meio do gol e abriu o placar.

A desvantagem abalou o time visitante, que viu o América-MG crescer em campo. Aos 36min, Rodriguinho quase ampliou em chute de fora da área.

Pressionando o adversário, a equipe mineira não demorou para chegar ao segundo gol: aos 40min, em mais uma falha defensiva, Marcelo Mattos errou no corte. Fábio Júnior aproveitou e tocou na saída do goleiro: 2 a 0.

Ainda antes do intervalo, Jefferson teve que se esticar para evitar o terceiro gol anfitrião, em bela conclusão de Gilson, que recebeu bola alta e pegou de primeira.

Com a lembrança viva do confronto entre as duas equipes no primeiro turno, quando o América-MG também abriu 2 a 0 e acabou derrotado por 4 a 2 pelo Botafogo, no Engenhão, o técnico Caio Júnior promoveu duas alterações em busca de uma nova virada. No início do segundo tempo, saíram Cortês e Elkeson para as entradas de Herrera e Éverton, respectivamente.

Com as mudanças, os cariocas voltaram bem e levaram perigo com Maicosuel, aos 14min, em boa finalização da intermediária. A melhora foi convertida em gol aos 18min: Herrera bateu da entrada da área e a bola parou em Loco Abreu. Com frieza, o uruguaio tocou de cavadinha, por cima de Neneca.

A vitória antes confortável dos mineiros ficou ameaçada aos 22min, quando Gilson foi expulso depois de trombar com Maicosuel, em lance que iniciou uma confusão no gramado.

Até o fim do jogo, os cariocas tentaram aproveitar a vantagem numérica e partiram para cima, enquanto os americanos se seguravam na defesa e tentavam encaixar contra-ataques.

Ficha técnica

AMÉRICA-MG 2 X 1 BOTAFOGO

Gols

AMÉRICA-MG
Kempes, aos 34min e Fábio Júnior aos 40min do primeiro tempo
BOTAFOGO:
Loco Abreu, aos 18min do segundo tempo

AMÉRICA-MG: Neneca; Gabriel, Wiliam Rocha e Preto; Marcos Rocha, Leandro Ferreira, Amaral, Rodriguinho (Dudu) e Gilson; Kempes (Alessandro) e Fábio Júnior (Thiago Carleto)

Técnico: Givanildo Oliveira

BOTAFOGO: Jefferson; Antônio Carlos, Fábio Ferreira (Alexandre Oliveira) e Gustavo; Alessandro, Marcelo Mattos, Renato, Elkeson (Herrera), Maicosuel e Cortês (Everton); Loco Abreu

Técnico: Caio Junior

Cartões amarelos
AMÉRICA-MG: Leandro Ferreira, Amaral

BOTAOFOG: Elkeson, Maicosuel, Jéfferson, Fábio Ferreira

Cartão vermelho
AMÉRICA-MG: Gilson

Árbitro
André Luiz Freitas de Castro (GO)

Local
Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade