PUBLICIDADE

Ponte quebra série negativa, vence de virada e retorna à Série A

19 nov 2011 - 18h56
(atualizado às 20h08)
Compartilhar

Depois de quatro jogos de incerteza, críticas e reclamações, a Ponte Preta voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória por 4 a 1 sobre o ABC-RN, concretizada no Estádio Moisés Lucarelli lotado, foi a redenção não somente da equipe, mas da temporada toda, já que garante o retorno do time à Série A após cinco anos de ausência. O acesso foi confirmado em Campinas.

A volta à elite do futebol brasileiros foi possível porque contou com a ajuda dos principais rivais, que jogaram ao mesmo tempo neste sábado. O Vitória não podia ganhar do São Caetano, e assim ocorreu: derrota por 2 a 1, com gols do time do ABC Paulista nos minutos finais. Outra situação que classificaria a Ponte Preta seria uma improvável derrota do Bragantino para o ASA, concretizada: 1 a 0.

Desta forma, a Ponte Preta chega aos 62 pontos e se une a Portuguesa e Náutico, também já garantidos na Série A. A equipe não pode mais terminar a Série B fora da zona de acesso. O ABC-RN, por sua vez, se safa do perigo de rebaixamento, apesar da derrota. Com 52 pontos, aparece na 12ª colocação da competição, garantido para a edição de 2012.

O jogo

A Ponte Preta teve o domínio das ações no primeiro tempo e, com a posse de bola na maior parte do tempo, conseguiu acuar o ABC-RN em seu campo de defesa. O time nordestino ameaçou nas arrancadas de Cascata, que buscava sempre uma jogada com Leandrão. Foi com essa fórmula que conseguiu complicar a situação da equipe campineira e sair na frente no marcador, em pleno Moisés Lucarelli.

Aos 27min, Lins arrancou pela direita, invadiu a área e foi deslocado por Leandro Silva. O árbitro Antônio F. de Carvalho Schneider marcou pênalti, que acabou convertido por Cascata dois minutos depois. Atrás no marcador, a Ponte Preta partiu ainda mais para o ataque, em busca do empate. Antes, já havia criado boa chance em chute de fora da área acertado por João Paulo, aos 2min. Wellington defendeu bem para o ABC.

Aos 36min, Guilherme cruzou e Ricardo Jesus errou a cabeçada, desperdiçando boa oportunidade. No final do primeiro tempo, aos 44min, o time conseguiu igualar o placar. Renato Cajá recebeu cruzamento e desviou de cabeça dentro da área. A bola ia entrando no gol, mas a zaga do ABC-RN salvou em cima da linha. O árbitro marcou um empurrão de Bilei no camisa 10 da Ponte, determinando pênalti.

Na cobrança, Ricardo Jesus ficou a apenas dois passos da bola, mas conseguiu estufar as redes, acertando com força o canto direito de Wellington. No segundo tempo, o time não precisou de muito tempo para virar o placar: aos 8min, Guilherme fez jogada pela direita e cruzou rasteiro na área, onde Ricardo Jesus chutou e foi bloqueado pela zaga. No rebote e com o goleiro do ABC já vencido, Caio bateu com força no canto direito para marcar.

O gol incendiou a torcida da Ponte Preta, que ficou ainda mais feliz quando Renatinho Potiguar fez falta dura em Renatinho, que havia entrado no intervalo do confronto. O jogador recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso e deixou o ABC-RN com um jogador a menos aos 17min do segundo tempo. Aos 22min, Caio recebeu na ponta esquerda, invadiu a área, driblou Ricardo Oliveira e foi derrubado. Pênalti.

A cobrança novamente ficou a cargo de Ricardo Jesus, que trocou o canto e desta vez mandou a bola no lado esquerdo de Wellington, aumentando a vantagem da equipe mandante. Nos minutos finais, a torcida da Ponte Preta fez festa enquanto mantinha a torcida contra o Bragantino. O time ia sendo derrotado pelo ASA-AL em Bragança Paulista, mas se empatasse adiaria o acesso dos campineiros.

Os adversários facilitaram e, aos poucos, a torcida da Ponte Preta foi comemorando os gols em estádios pelo Brasil. O Bragantino perdeu por 1 a 0, e o São Caetano virou para cima do Vitória, outro que poderia complicar a situação. Nos minutos finais, Renatinho marcou o quarto gol, completando cruzamento de cabeça.

Com o fim do jogo, a torcida invadiu o gramado para comemorar o acesso. Aproveitaram para recolher camisas, calções, meias e chuteiras dos jogadores, criando alguma confusão.

Ponte Preta 4 x 1 ABC-RN

Gols

Ponte Preta:
Ricardo Jesus aos 44min do primeiro tempo e 24min do segundo tempo; Caio aos 9min e Renatinho, aos 46min do segundo tempo.
ABC-RN:
Cascata, aos 28min do primeiro tempo

Ponte Preta: Júlio César; Guilherme, Leandro Silva, Ferrón e Uendel; Josimar, João Paulo Silva, Caio (Tiago Luís) e Renato Cajá (Gerson); Ricardinho (Renatinho) e Ricardo Jesus. Técnico: Gilson Kleina

ABC-RN: Welligton; Samuel (Negô), Tiago Garça, Irineu e Renatinho Carioca; Bileu, Ricardo Oliveira, Jerson (Makelele) e Cascata; Lins e Leandrão . Técnico: Leandro Campos

Cartões amarelos
Ponte Preta: Leandro Silva, Guilherme e Renatinho
ABC-RN: Renatinho, Ricardo Oliveira, Irineu, Cascata, Tiago Garça, Renatinho e Nêgo

Cartões vermelhos
ABC-RN: Renatinho

Árbitro
Antônio F. de Carvalho Schneider (RJ)

Local
Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Ricardo Jesus marcou duas vezes, de pênalti, na vitória da Ponte
Ricardo Jesus marcou duas vezes, de pênalti, na vitória da Ponte
Foto: Hélio Suenaga / Gazeta Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade