PUBLICIDADE
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

Felipe decide, Vasco assume ponta provisória e rebaixa Avaí à Série B

19 nov 2011 - 20h57
(atualizado em 20/11/2011 às 00h20)
Compartilhar

Com show de Felipe, que marcou um golaço e comandou o meio de campo da partida, o Vasco bateu o Avaí por 2 a 0 neste sábado, em São Januário, e assumiu a ponta provisória do Campeonato Brasileiro - o Corinthians pode recuperar o posto neste domingo. O resultado, além de positivo para o time carioca, ainda ajudou a afundar o Avaí para a Série B, uma vez que a equipe catarinense não tem mais chances de escapar do rebaixamento. O outro gol carioca foi de Elton.

Agora, o Vasco terá que cruzar os dedos e "secar" o Corinthians neste domingo, contra o Atlético-MG, em duelo que será realizado no Estádio do Pacaembu a partir das 17h (de Brasília). Com 65 pontos, a equipe cruzmaltina está a apenas um do agora vice-líder, que recupera a primeira colocação na tabela com um simples empate - os corintianos têm mais vitórias no torneio e vencem no critério de desempate.

Já o Avaí é o primeiro relegado à segunda divisão do futebol nacional. Com apenas 30 pontos ganhos em 37 confrontos realizados, o time de Florianópolis dá adeus à elite do esporte e tentará se reerguer na próxima temporada. O clube venceu apenas sete jogos no Brasileiro, e dependia de um milagre para escapar da degola - vencer as três últimas partidas e torcer por uma complexa combinação de resultados, o que não aconteceu.

O Vasco volta a campo no próximo domingo, dia 27 de novembro, quando encara o Fluminense, no Engenhão, às 17h - o time tricolor, com 59 pontos e na terceira colocação na tabela de classificação, ainda tem chances de título. Já o Avaí apenas cumpre tabela contra o Coritiba, no Couto Pereira, em confronto que será realizado no mesmo dia e horário. Restam apenas duas rodadas para o fim do Brasileiro.

Expulsão e pressão vascaína

O técnico interino Cristovão Borges colocou em campo uma equipe bastante ofensiva. Rômulo retornou ao time titular após cumprir suspensão contra o Palmeiras, Juninho Pernambucano voltou após ser poupado e Elton apareceu como principal referência de área. Com apenas um volante, três meias e dois homens de ataque, o Vasco foi para o jogo com o objetivo de acuar o Avaí - Eduardo Costa, lesionado, era o único desfalque.

Já o comandante avaiano Edson dos Santos, que por sua vez entrou no lugar do demitido Toninho Cecílio, não contava com Cláudio Caçapa e Fernandinho, suspenso, além do zagueiro Gian, lesionado. Bruno e Júnior Urso entraram em campo formando a dupla de volantes, Lincoln foi o meia de ligação e Robinho, William e Cleverson os homens de ataque. E, assim, o Avaí começou melhor e foi para cima.

Logo aos 5min, Cleverson invadiu a área, mas Dedé cortou o cruzamento. Na sequência, Prass se enrolou, quase deu de presente ao ataque catarinense, defendeu e afastou o perigo. Dois minutos depois, Felipe começou seu show particular. O meia chegou pelo lado esquerdo e tentou chute cruzado para Elton, que se esticou todo e por pouco não desviou.

O momento crucial do primeiro tempo aconteceria aos 21min. Júnior Urso cometeu sua segunda falta dura em menos de 15min - em Éder Luiz e em Diego Souza -, recebeu seu segundo cartão amarelo no jogo e acabou expulso, para desespero de Edson dos Santos. O fato deu ânimo ao Vasco, que passou a dominar todo o confronto desde então. Em seguida, Diego Souza teve duas chances em chutes da entrada da área, mas desperdiçou ambas, perdeu passes e irritou o torcedor cruzmaltino.

Show de Felipe e gols

O Vasco voltou avassalador para a etapa complementar. Logo aos 4min, por exemplo, Elton fez o trabalho de pivô e ajeitou para Éder Luís arrematar forte, à direita do poste de Moretto e tirando tinta da trave avaiana. Depois, o gol. Juninho serviu Felipe na entrada da área, que cortou o marcador e bateu com estilo, fazendo um golaço e abrindo o placar, aos 6min.

O meia ganhou moral e continuou destroçando a defesa avaiana. De seus pés saiam todas as jogadas ofensivas vascaínas, e a equipe ganhava força no sistema ofensivo. O time cruzmaltino seguiu à frente e quase ampliou em dois lances, aos 13min e aos 16min.

Primeiro, Felipe tabelou com Éder Luiz e bateu forte da entrada da área para a excelente defesa de Moretto, que espalmou para escanteio. Depois, Juninho pediu a bola em cobrança de falta e bateu forte, para mais uma vez o goleiro avaiano salvar a pátria e mandar para a linha de fundo. O gol não demorou a sair e veio aos 21min, quando Bernardo cruzou da esquerda, Elton subiu e testou firme para ampliar.

O Vasco ainda quase ampliou em outras duas oportunidades antes do apito final do árbitro que rendeu três pontos preciosos ao time de São Januário. Felipe, endiabrado, aplicou finta na meia direita e arrematou com força, mas o chute desviou na zaga e saiu mais uma vez em escanteio.

No cruzamento, o time catarinense cortou e evitou mais um gol carioca. Na sequência, o mesmo Felipe avançou e tocou para Alecsandro bater, e Cássio esticar a perna e cortar. Era o bastante para a partida encerrar com o placar de 2 a 0, suficiente para deixar o Vasco na liderança do Campeonato Brasileiro e botar pressão no Corinthians para o jogo deste domingo, contra o Atlético-MG.

Ficha técnica

VASCO 2 x 0 AVAÍ

Gols

VASCO:
Felipe, aos 6min, e Elton, aos 21min do 2º tempo

VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Juninho, Felipe e Diego Souza; Éder Luís (Bernardo) e Elton

Treinador: Cristóvão Borges

AVAÍ: Moretto; Diogo Orlando (Johnny), Cássio, Dirceu e Léo Campo; Júnior Urso, Bruno, Lincoln (Daniel) e Robinho; Cleverson (Marcos Paulo) e William

Treinador: Edson dos Santos

Cartões amarelos
VASCO: Rômulo

AVAÍ: Júnior Urso

Cartões vermelhos
AVAÍ: Júnior Urso

Árbitro
Fabrício Neves Correa (RS)

Local
Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade