PUBLICIDADE
Logo do Internacional

Internacional

Favoritar Time

Damião volta a marcar, Inter vence Botafogo e entra no G-5

20 nov 2011 - 18h55
(atualizado às 19h28)
Compartilhar

Com gols de Leandro Damião e Oscar, o Inter aproveitou o mau momento do Botafogo para vencer a equipe carioca por 2 a 1, no Engenhão, neste domingo, pela 36ª rodada do Brasileiro. A dois jogos do fim do torneio, o clube colorado entra na zona de classificação para a Copa Libertadores, na quarta colocação, com 57 pontos.

A equipe alvinegra, que chegou a descontar com Felipe Menezes e buscou o empate no fim da partida, foi ultrapassada pelos gaúchos na classificação e caiu para o oitavo lugar, com 55 pontos. Sentindo a demissão de Caio Júnior no meio da semana, o time, que há pouco tempo brigava pelo título, chega a quatro derrotas consecutivas. Nos últimos sete jogos, foram seis derrotas.

Leandro Damião ainda não havia marcado nas três partidas que realizou desde o retorno aos gramados, após 39 dias de afastamento por uma lesão muscular na coxa direita. Antes disso, foram dois jogos sem gols, desde a vitória do Inter por 3 a 0 contra o Palmeiras, no dia 11 de setembro, com três do artilheiro.

O reencontro do camisa 9 com as redes, no entanto, teve um início preocupante. Logo no início do duelo deste domingo, o atacante chegou a cair no chão com dores no mesmo local, assustando a torcida.

Recuperado, Damião abriu o placar para o Inter, que foi melhor desde o início, no último lance do primeiro tempo. Na etapa final, diante de um Botafogo abalado pela má fase, os gaúchos mantiveram a superioridade até ampliarem com Oscar, aos 28min.

Os cariocas descontaram prontamente, com Felipe Menezes, aos 30min, e cresceram na partida, criando boas oportunidades para empatar, mas pararam nas boas defesas de Muriel e na marcação adversária.

No meio da semana, após ser derrotado pelo América-MG, o Botafogo anunciou a demissão do técnico Caio Júnior, bastante contestado pela torcida, apesar de ter mantido a equipe na briga pelas primeiras posições do torneio desde o início.

Para o seu lugar, assumiu o interino Flavio Tenius, que, logo nos primeiros dias de trabalho, enfrentou protestos da torcida no CT João Saldanha e as lesões de Maicosuel e Lucas.

Na próxima rodada, o Botafogo joga fora de casa contra o Atlético-MG. Também como visitante, o Inter mede forças com o Flamengo.

O jogo

Precisando da vitória, os dois times entraram em campo nervsos, fator que gerou muitos erros de passe e divididas ríspidas. Logo no início, o time do Inter sofreu um grande susto quando Leandro Damião sentiu contusão na coxa e caiu no gramado. Depois de sair de campo e gerar preocupação, o atacante retornou mancando, demonstrando dificuldades para correr.

Aos poucos, porém, o camisa 9 voltou a caminhar normalmente e comandou o setor ofesnsivo do Inter, que levava mais perigo do que o time da casa. Aos 8min, Oscar cobrou a falta direto para o gol, dando trabalho para Jefferson.

O Inter jogava nos erros adversários e mostrava mais qualidade. Apenas aos 18min o Botafogo teve a sua primeira boa oportunidade, em um bonito lance de Thiago Galhardo, que recebeu de Loco Abreu perto da área, chapelou Bolívar e tentou de bicicleta. A bola passa à direita da meta de Muriel.

Em cobrança de falta, aos 22min, os cariocas chegaram bem novamente. Renato cruzou para a área para Fábio Ferreira, que, livre de marcação, cabeceou para fora do gol.

A partida era bastante disputada e chegava a ter lances violentos. Aos 34min, após um deles, envolvendo Damião e Fábio Ferreira, jogadores dos dois times se estranharam. Os mais exaltados eram Kléber e Alessandro, que foram punidos com cartões amarelos.

Apesar da superioridade colorada, o primeiro tempo parecia caminhar para um empate sem gols. Já nos acréscimos, aos 47min, D´Alessandro recebeu perto da área e chutou forte. A bola desvia na zaga e explodiu no travessão.

Até que, no último lance, antes do intervalo, Leandro Damião abriu o placar para os gaúchos. Aos 49min, Kléber faz boa jogada pela esquerda com Oscar e cruzou. Jefferson falhou e o camisa 9 empurrou para o fundo das redes.

Apático, o Botafogo voltou alterado para o segundo tempo: Éverton entrou no lugar do lateral Cortês, que fazia uma partida abaixo da média, demonstrando displicência em alguns momentos.

A mudança, no entanto, não demonstrou efeito imediato. Logo aos 5min, Gilberto recebeu de Damião e bateu da entrada da área. A bola explodiu no travessão de Jefferson.

O Inter seguia melhor e forçou a Flavio Tenius a realizar outra substiuição ainda aos 18min: Caio entrou no lugar de Herrera e, logo no primeiro lance em campo, o atacante arrancou bem e tocou para Loco Abreu, que serviu para Elkeson finalizar da entrada da área. Muriel fez defesa salvadora.

A sensível melhora do Botafogo até então não foi suficiente para evitar o segundo gol gaúcho. Aos 28min, Andrezinho tocou por trás da zaga para Oscar, que dominou e tocou na saída de Jefferson.

Os cariocas, porém, descontaram prontamente, com Felipe Menezes, aos 32min, que aproveitou pivô de Elkeson e tocou na saída de Muriel. O gol motivou os mandantes e iniciou uma grande pressão.

Coube a Muriel conter o ímpeto alvinegro. Aos 40min, em chute forte de Caio da entrada da área, o goleiro colorado salvou o time gaúcho. Até o fim, o jogo foi de ataque contra a defesa, com vitória da zaga do Inter, eficiente em segurar o resultado.

Ficha técnica

BOTAFOGO 1 X 2 INTER

Gols

BOTAFOGO:
Leandro Damião, aos 48min do primeiro tempo; e Oscar, aos 28min do segundo tempo
INTER:
Felipe Menezes, aos 31min do segundo tempo

BOTAFOGO: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês (Éverton); Marcelo Mattos, Renato, Thiago Galhardo (Felipe Menezes) e Elkeson; Herrera (Caio) e Loco Abreu Técnico: Flávio Tenius

INTER: Muriel; Nei, Bolívar, Rodrigo Moledo e Kléber; Guiñazu, Tinga, D'Alessandro (Élton) e Oscar (Fabrício); Gilberto (Andrezinho) e Leandro Damião Técnico: Dorival Júnior

Cartões amarelos
BOTAFOGO: Marcelo Mattos, Alessandro e Éverton

INTER: Bolívar, Nei, Rodrigo Moledo, Muriel, D'Alessandro e Kleber

Árbitro
Wilton Pereira Sampaio (DF)

Local
Estádio Olímpio João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade