PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

De "toliminado" a penta, saiba como Corinthians renasceu em 2011

4 dez 2011 - 20h55
(atualizado em 5/12/2011 às 00h49)
Compartilhar
Diego Garcia
Emanuel Colombari
Direto de São Paulo

O Corinthians começou a temporada de forma catastrófica. Eliminado pelo Tolima-COL na fase de pré-Libertadores, em queda que rendeu Trending Topic mundial ao termo "#toliminado" no Twitter, o clube deu adeus ao torneio em fevereiro e afundou em crise. Diante da tragédia, quem iria imaginar que exatos 306 dias depois o clube conquistaria o Campeonato Brasileiro?

» Veja elenco, campanha e baixe pôster do Corinthians campeão

» Veja mais de 70 fotos da conquista corintiana

» De toliminado a penta, saiba como Corinthians renasceu em 2011

» Em 415 dias, Tite barra estrelas e supera fantasmas pessoais

Com o empate por 0 a 0 diante do Palmeiras, neste domingo, diante de um Pacaembu tomado quase em sua totalidade por camisas brancas e pretas, a equipe celebrou o quinto troféu de Brasileiro em sua história após uma campanha irretocável.

Foram 26 rodadas na liderança do certame, incluindo as últimas sete. O time formado pelo técnico Tite permaneceu nada menos que 68% da competição à frente dos concorrentes, em supremacia que se iniciou ainda na sexta partida - a goleada por 5 a 0 contra o então líder São Paulo.

Diante da superação pós-queda da Libertadores e posterior a trajetória vitoriosa da equipe na temporada 2011, o Terra listou os momentos-chave do ano alvinegro. Confira abaixo a relação, que se inicia após a queda contra o Tolima até o empate por 0 a 0 contra o Palmeiras.

Derrota para o Tolima, depredação e crise - Foi em 2 de fevereiro que o Corinthians sucumbiu por 2 a 0 contra o Tolima, na Colômbia, e deu adeus à Libertadores ainda na primeira fase. Depois do incidente, o que aconteceu na sequência foram inúmeros protestos por parte dos torcedores, que chegaram a depredar carros de atletas, picharam o CT do clube e instauraram a crise no Parque São Jorge.

Vitória contra o Palmeiras e fico de Tite - Quatro dias após o tropeço no torneio, o Corinthians foi a campo justamente contra o rival alviverde, diante de um Pacaembu com mando de campo palmeirense e com a torcida corintiana pedindo a cabeça de Tite. Porém, um gol de Alessandro aos 37min do segundo tempo aliviou o trabalho do treinador, que ganhou fôlego extra no cargo.

Chegada e gols de Liedson - Contratado para disputar a Libertadores, Liedson chegou sete dias após a queda precoce e mostrou a que veio logo na estreia. Contra o Ituano, o novo camisa 9 marcou dois dos gols da vitória por 4 a 0 e deixou no ar a sensação: "e se ele tivesse chegado antes?". O atacante balançaria as redes outras 24 vezes no ano.

O adeus de Ronaldo e Roberto Carlos - A pressão após o revés continental foi grande. Os principais alvos da fúria dos corintianos foram o técnico Tite, o atacante Ronaldo, tachado de gordo, e Roberto Carlos, que levou a fama de "pipoqueiro". Nenhum dos dois resistiu aos apelos populares, e ambos deixaram a equipe. O camisa 9 anunciou aposentadoria e continua como "embaixador" corintiano, enquanto o lateral seguiu para o Anzhi-RUS.

Saída do Clube dos 13 e adeus de Jucilei - O time alvinegro se licenciou do Clube dos 13, iniciando uma batalha entre os principais clubes do País que culminaria no fim de grande parte dos poderes da principal entidade futebolística do Brasil além da CBF. Além disso, o volante Jucilei se despediu com uma proposta milionária do Anzhi-RUS e a debandada pós-Libertadores continuava.

Corinthians acerta com Adriano - O jogador fechou contrato com o Corinthians e foi anunciado como maior reforço do clube na era pós-Ronaldo. Acima do peso, ele pede 45 dias para entrar em forma e estar apto a usar a camisa 10, que lhe foi dada das mãos do presidente Andrés Sanchez. Porém, ele se lesionou posteriormente e precisou ficar sete meses afastado.

Vitória contra Palmeiras, vice do Paulista, Alex e Dentinho - O Corinthians eliminou o rival Palmeiras nos pênaltis, pela semifinal do Campeonato Paulista. Em paz com a torcida, contudo, a equipe sucumbiu na decisão contra o Santos e ficou com o vice estadual. O meio-campista Alex, então no Spartak-RUS, foi contratado, enquanto Dentinho deixou o clube.

Estreia arrasadora no Brasileiro e goleada no clássico - A equipe alvinegra começou de forma avassaladora a competição nacional. Com vitórias contra Grêmio (2 a 1), Coritiba (2 a 1), Fluminense (2 a 1), Bahia (1 a 0), Vasco (2 a 1), Atlético-GO (1 a 0), Inter (1 a 0), Botafogo (2 a 0) e o massacre contra o então líder São Paulo (5 a 0), além de empate com o Flamengo, a equipe atingiu nove triunfos em 10 jogos e disparou na ponta.

Vitória contra o Grêmio com dois a menos - Após terminar o primeiro turno como líder, mas pressionado por duas derrotas seguidas - contra o Figueirense, em casa, e no clássico diante do Palmeiras -, a equipe superou o Grêmio por 3 a 2, no Pacaembu, mesmo com dois atletas a menos - Edenilson e Liedson foram expulsos. A vitória deu gás à equipe no torneio.

Triunfo na "final" contra o Flamengo - Os times de maior torcida disputavam a ponta do Campeonato Brasileiro ponto a ponto até a 22ª rodada, quando ambos se enfrentaram no Pacaembu. O Corinthians atingiu uma virada com dois gols de Liedson, venceu por 2 a 1 e seguiu no topo da competição.

Estreia de Adriano, goleada e topo de volta - Há quatro rodadas fora da liderança, que estava com o Vasco, o Corinthians encarou o Atlético-GO no Pacaembu para vencer e recuperar o topo. A equipe atropelou o rival, com gols de Alex, Castán e Willian, e ainda conseguiu fazer o principal reforço na temporada estrear após sete meses. Adriano entrou em campo no fim, para delírio da torcida.

Expulsão, virada e sufoco contra o Avaí - Diante de um Pacaembu lotado, o Corinthians precisava retomar o topo da classificação, novamente nas mãos do Vasco. E, com sofrimento, conseguiu. Com gols de Emerson e Liedson, a equipe superou a expulsão de Castán e conquistou uma virada na raça contra o lanterna da competição Avaí.

Nova virada, gol de Adriano e loucura no Pacaembu - O Corinthians perdia para o Atlético-MG por 1 a 0 no Pacaembu, novamente lotado, e também via o Vasco se tornar o líder. Até Adriano entrar em campo, dar novo gás à equipe e comandar a virada, a sexta da equipe. Aos 44min da etapa final, o camisa 10 recebeu passe de Emerson e marcou o primeiro gol dele, levando o estádio à loucura.

Pentacampeonato no sufoco contra o Palmeiras - A partida que decidiria o título ficou para a rodada final do Brasileiro, contra o arquirrival Palmeiras, no Pacaembu. Nervoso, o Corinthians não jogou bem e ainda viu o time alviverde carimbar a trave de Júlio César em cabeçada de Fernandão. O empate sem gols, porém, foi mais do que suficiente para assegurar o pentacampeonato - no Rio, o Vasco não passou do 1 a 1 diante do Flamengo, resultado que não daria o troféu aos cruzmaltinos em nenhuma hipótese.

Um dos presentes no fiasco diante do Tolima, Júlio César se redimiu com o título brasileiro
Um dos presentes no fiasco diante do Tolima, Júlio César se redimiu com o título brasileiro
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade