Regulamento

Regulamento

O campeonato será disputado por 20 equipes, em sistema de pontos corridos, em turno e returno. Cada time fará 38 jogos, 19 deles em seu estádio e 19 fora. O clube que somar mais pontos será o campeão.

Caso dois ou mais clubes tenham o mesmo número de pontos, os critérios de desempate são, pela ordem:

a) maior número de vitórias;
b) maior saldo de gols;
c) maior número de gols pró;
d) confronto direto (quando o empate ocorrer apenas entre dois clubes);
e) menor número de cartões vermelhos recebidos;
f) menor número de cartões amarelos recebidos;
g) sorteio.

Terão vagas asseguradas na Copa Libertadores de 2008 os clubes classificados nos 1º e 2º lugares do Campeonato Brasileiro, os quais acessarão diretamente a fase de grupos da competição sul-americana do próximo ano.

Também terão vagas asseguradas na Copa Libertadores de 2008 o clube classificado em 3º lugar no Brasileiro, o qual acessará diretamente a fase de grupos da Libertadores, e o clube classificado em 4º lugar, o qual acessará a fase preliminar, ambas as situações no caso de um clube brasileiro não conquistar o título da Copa Libertadores de 2007.

Na hipótese de um clube brasileiro conquistar o título da Copa Libertadores de 2007, os clubes classificados em 3º e 4º lugares no Brasileiro terão vagas na fase preliminar da competição sul-americana.
Caso o campeão da Copa do Brasil ou campeão da Libertadores estiver entre os quatro primeiros, o 5º colocado assegura uma vaga no torneio sul-americano.

As vagas brasileiras na Copa Sul-Americana de 2008 serão ocupadas pelos clubes classificados na posição 1ª (campeão) e nas sete posições subseqüentes às dos clubes classificados para a Copa Libertadores de 2008.

Os quatro últimos clubes na tabela ao fim do campeonato serão rebaixados para a Série B.