Série A

Série A

Domingo, 2 de setembro de 2007, 17h57  Atualizada às 20h28

Corinthians espanta crise e vence primeiro clássico no ano

Agência Lance

Autor do segundo gol, boliviano
Arce briga pela bola com Kléber
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O Corinthians surpreendeu seus torcedores mais pessimistas, que previam nova derrota por goleada, neste domingo, contra o Santos. No Pacaembu, além de interromper sua seqüência negativa, o time do Parque São Jorge venceu seu primeiro clássico no ano ao fazer 2 a 0 no rival praiano.

» Veja mais fotos
» Veja reportagem em vídeo
» Confira a tabela
» Veja a classificação
» Confira os artilheiros
» Comente a partida

Com o resultado, a equipe dirigida interinamente por José Augusto chegou aos 30 pontos e ganhou folga em relação à zona do rebaixamento. Já os comandados de Vanderlei Luxemburgo estacionaram nos 36 e se complicaram na luta por uma das vagas na Copa Libertadores.

Antes do jogo, José Augusto disse que pretendia deixar o cargo logo após o clássico, uma vez que o Corinthians precisa de um técnico mais experiente. Dentro de campo, apostou em uma formação defensiva, sem sobrecarga para Vampeta, com Arce e Éverton Santos puxando os contra-ataques.

A estratégia só não ruiu logo aos 3min porque Felipe fez excelente defesa em chute de fora da área de Petkovic. O céu clareou para o lado dos anfitriões aos 10min, quando Nilton acertou cobrança de falta sofrida por Éverton. O chute forte passou por Kléber, o único santista na barreira, e entrou no ângulo direito de Fábio Costa.

Cheio de moral, o Corinthians passou a utilizar os contragolpes com inteligência e esteve perto de ampliar com Arce. O atacante boliviano ganhou a disputa com Marcelo dentro da área e ainda aplicou um drible antes de obrigar Fábio Costa a fazer boa defesa.

Após o intervalo, o plano de jogo foi mantido e deu novamente resultado. Aos 7min da etapa final, Finazzi foi lançado por Éverton na ponta esquerda e levantou na área. Arce apareceu livre e cabeceou no canto direito do goleiro santista e ampliou a vantagem dos donos da casa.

José Augusto, então, retrancou ainda mais o Corinthians, promovendo a entrada de Moradei no lugar de Éverton. O Santos pressionou bastante e esteve perto do gol várias vezes, mas parou em mais uma excelente partida do goleiro Felipe e em bolas salvas em cima da linha pela defesa.

A equipe de Vanderlei Luxemburgo tenta a recuperação na próxima quarta-feira, contra o Internacional, na Vila Belmiro. No mesmo dia, o Corinthians recebe o América-RN, no Pacaembu. Resta saber se José Augusto estará novamente no banco de reservas.

Ficha Técnica
Corinthians 2 x 0 Santos
Equipes
Felipe
Carlos Alberto
Betão
Zelão
Carlão
Vampeta
Bruno Octávio
Nilton
Arce
(Lulinha)
Éverton Santos
(Moradei)
Finazzi
(Clodoaldo)
Fábio Costa
Baiano
(Vitor Júnior)
Adaílton
Marcelo
Kléber
Maldonado
Rodrigo Souto
Pedrinho
(Rodrigo Tabata)
Petkovic
Marcos Aurélio
(Renatinho)
Kléber Pereira
Técnico:
José Augusto
Técnico:
Vanderlei Luxemburgo
Gols
1º T 9min - Nilton
2º T 7min - Arce  
Cartões amarelos
Bruno Octávio
Clodoaldo
 
Cartões vermelhos
  Adaílton
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Renda e público: R$ 187.895,00 e 11.104 pagantes
Redação Terra