Brasileiro 2007

Brasileiro 2007

Segunda, 3 de dezembro de 2007, 19h38 

Torcida do Flamengo protesta em festa do Brasileiro

Celso Paiva
Direto do Rio de Janeiro
Celso Paiva/Terra

Torcedores do Flamengo pedem que CBF reconheça pentacampeonato
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Um grupo de torcedores do Flamengo se amontoou nesta segunda-feira em frente ao Theatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro, palco da festa de encerramento do Campeonato Brasileiro, e protestou contra a CBF, pedindo que a entidade reconheça o time rubro-negro como o primeiro pentacampeão nacional.

» Veja as fotos

Com direito a banda, mão gigante e camisas com a inscrição "Mengo é penta, o Maraca é nosso", os torcedores fizeram bastante barulho. Eles também levaram uma réplica da "Taça das Bolinhas", aposentada no início da década de 1990 e que deve ficar com o primeiro pentacampeão brasileiro, ou o time que for campeão nacional por três vezes seguidas.

O São Paulo obteve seu quinto título nacional nesta temporada e não abre mão de receber a taça, já que a CBF reconhece apenas quatro triunfos do Flamengo. Em 1987, o time rubro-negro venceu o Inter e comemorou a conquista da Copa União, mas a CBF cita o Sport como campeão brasileiro daquele ano, que, na decisão, derrotou o Guarani, vice-campeão nacional em 1986.

Flamengo e Internacional, pelo Módulo Verde, e Sport e Guarani, pelo Amarelo, se classificaram para um quadrangular decisivo, mas os dois primeiros times se negaram a enfrentar as outras duas equipes.

O principal alvo das reclamações dos torcedores foi o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que ganhou um "presente", dos rubro-negros: o troféu Piores do Ano. Segundo o líder do movimento, Marcelo Tijolo, 41 anos, foi feita uma votação no Maracanã e o dirigente "venceu" a disputa contra o senador Renan Calheiros (2º) e a violência existente no Brasil (3º).

"Nós fazemos esse protesto porque eles têm que reconhecer que o Flamengo é penta. Ele (Ricardo Teixeira) quer dar um 'cala-boca' na nossa torcida, dando prêmio de melhor torcida para nós", disse Tijolo, citando o prêmio Melhor Torcida, destinado pela CBF ao Flamengo, que teve a melhor média de público durante o Brasileiro desta temporada.

"Que a torcida do Flamengo é a melhor, todo mundo sabe. O que a gente quer é que reconheçam o penta", completou o torcedor rubro-negro.

Redação Terra