PUBLICIDADE

Burkina Fasso segura empate, avança na CAN com a Nigéria e tira atual campeã

29 jan 2013 - 18h04
(atualizado às 18h32)
Compartilhar

A seleção de Burkina Fasso garantiu nesta terça-feira a classificação para as quartas de final da Copa Africana de Nações com o primeiro lugar do grupo C ao empatar com a atual campeã, Zâmbia, que ficou de fora do mata-mata, atrás também da Nigéria, que derrotou a Etiópia por 2 a 0.

Os burkinenses terminaram a fase de grupos com cinco pontos e superaram os nigerianos no saldo de gols. Já os zambianos empataram três vezes e ficaram com três pontos, dois a mais que os etíopes, últimos colocados.

No estádio Mbombela, em Nelspruit, Burkina Fasso fez um confronto direto contra Zâmbia e precisava apenas de uma igualdade, o que acabou acontecendo.

Os zambianos tiveram as principais chances de gol da partida, mas pecaram pela afobação. Trocando passes e evitando correr riscos, os burkinenses garantiram a vaga e agora aguaram o segundo colocado do grupo D, que será definido nesta quarta e pode ser Togo ou Tunísia.

Já a Nigéria correu alguns riscos, pois até os 34 minutos do segundo tempo ficou no 0 a 0 com a Etiópia, resultado que a eliminaria em caso de empate ou vitória de Zâmbia na outra partida. No entanto, dois gols de pênalti, ambos marcados por Moses, garantiram o triunfo por 2 a 0 no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo.

A primeira penalidade foi cometida pelo zagueiro Girma, e a segunda, pelo goleiro Bancha, que foi expulso. Como a Etiópia já havia feito as três alterações, o meio-campista Hintsa colocou as luvas e foi para o gol, mas não conseguiu defender a cobrança do atacante do Chelsea.

Os bicampeões africanos terão pela frente nas quartas a seleção de Costa do Marfim, que já tem assegurado o primeiro lugar do grupo D.

EFE   
Compartilhar
Publicidade