PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Burkina Fasso vence na prorrogação e vai à semifinal na Copa Africana

3 fev 2013 - 19h46
(atualizado às 20h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Após ter eliminado a atual campeã Zâmbia na fase de grupos, ficando ainda à frente da Nigéria, Burkina Fasso voltou a surpreender neste domingo ao bater Togo nas quartas de final da Copa Africana de Nações, que está sendo disputada na África do Sul, com uma vitória por 1 a 0 na prorrogação.

Jogadores de Burkina Fasso comemoram gol que definiu vitória nas quartas de final
Jogadores de Burkina Fasso comemoram gol que definiu vitória nas quartas de final
Foto: Getty Images

Os burkinenses só haviam se colocado entre os quatro melhores da competição em 1998, quando jogaram em casa. Na ocasião, ficaram em quarto lugar, perdendo para o Egito nas semifinais e para a República Democrática do Congo no jogo seguinte.

A equipe treinada pelo português Paulo Duarte tentará uma inédita vaga na decisão contra Gana, que no sábado eliminou Cabo Verde. O confronto acontecerá na próxima quarta-feira, no estádio Mbombela, em Nelspruit, mesmo palco da vitória deste domingo.

Sob um gramado em condições muito ruins, a partida foi de poucas chances de gol, e o placar permaneceu em branco durante os 90 minutos do tempo normal. Principal estrela de Togo, o atacante Adebayor foi bem marcado e pouco apareceu.

A situação não mudou muito na prorrogação, e o cansaço apareceu como mais um fator contra o bom futebol. Mas, numa das únicas jogadas de perigo em 120 minutos, Kabore cruzou e Pitroipa cabeceou para a rede, pouco antes do intervalo do tempo extra, aos 15min do primeiro tempo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade