1 evento ao vivo

Camarões empata com Tunísia e se classifica; Zâmbia fica em 1º

21 jan 2010
16h00
atualizado às 19h03

A seleção de Camarões sofreu mas conseguiu se classificar para as quartas de final da Copa Africana. Com o empate por 2 a 2 com a Tunísia, o time do atacante Samuel Eto'o segue na competição graças ao terceiro critério de desempate. Zâmbia, que até o início da rodada estava em último pulou para primeiro depois da vitória por 2 a 1 sobre Gabão.

Com os resultados dos jogos desta quinta-feira, Zâmbia, Camarões e Gabão terminaram empatados em pontos (4) e em pontos no confronto direto (3 para cada um). A definição dos classificados só veio no terceiro critério, gols marcados no confronto direto. Neste quesito, Zâmbia ficou com a primeira colocação - marcou quatro gols -, Camarões em segundo - com três - e Gabão - com dois gols.

Considerado uma das principais potências do continente, a seleção de Camarões teve que suar a camisa para avançar às quartas de final da Copa Africana de Nações, e só conseguiu a vaga ao empatar por 2 a 2 com a Tunísia nesta quinta-feira.

Tendo que buscar o resultado em duas oportunidades, a equipe liderada por Samuel Eto'o enfrentará o poderoso Egito, bicampeão da Copa Africana de Nações, nas quartas de final, pois só se classificou em segundo lugar no Grupo D.

O selecionado camaronês tomou o primeiro gol logo aos 2min de jogo, quando Chermit subiu sozinho para testar para o fundo das redes e vencer o goleiro Kameni.

Após passar o primeiro tempo inteiro sem conseguir igualar, a seleção camaronesa fez uma "blitz" logo no início da segunda etapa, e empatou com Eto'o, que aproveitou um cruzamento de Webó e se antecipou ao zagueiro para concluir e igualar.

No entanto, um lance bizarro voltou a deixar a Tunísia em vantagem. Após cruzamento da esquerda, o zagueiro Chedjou subiu para tentar cortar e cabeceou por cobertura, enganando Kameni e mandando a bola contra o próprio patrimônio.

Mas se demorou para empatar no primeiro tempo, Camarões não perdeu tempo na segunda etapa, e, com Webó fazendo o pivô e dando sua assistência para N'Guemo chegar de trás e soltar o pé para novamente garantir sua seleção na próxima fase.

Ao fim do jogo, o tunisiano Jemal ainda foi expulso, complicando ainda mais a situação de seu país, agora eliminado na Copa Africana de Nações.

Zâmbia vence Gabão - Também nesta quinta-feira, a seleção de Zâmbia surpreendeu e venceu o líder Gabão, por 2 a 1. Kalaba e Chamanga marcaram para a Zâmbia, enquanto Marcolinho descontou.

Com informações da Gazeta Press

Eto'o comemora um dos dois gols que classificou Camarões para as quartas de final da Copa Africana
Eto'o comemora um dos dois gols que classificou Camarões para as quartas de final da Copa Africana
Foto: AFP
Fonte: Terra
publicidade