PUBLICIDADE

Argentina

Baleado, ex-zagueiro da seleção argentina fala em voltar a andar

13 set 2012 - 12h34
(atualizado às 14h33)
Compartilhar

O ex-zagueiro argentino Fernando Cáceres, baleado durante um assalto em 2009, afirmou que em poucos meses poderá "vender ou dar de presente sua cadeira de rodas" que até agora tem sido fundamental para que ele se locomova.

A  Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), conhecida por seus rankings controversos, publicou nesta terça-feira uma lista elegendo os melhores campeonatos do mundo. Na publicação, o Campeonato Espanhol aparece em primeiro, duas posições à frente do Brasileiro. Um das maiores surpresas da lista é a segunda colocação do Argentino, torneio que conta com baixo nível de investimento. Confira:
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), conhecida por seus rankings controversos, publicou nesta terça-feira uma lista elegendo os melhores campeonatos do mundo. Na publicação, o Campeonato Espanhol aparece em primeiro, duas posições à frente do Brasileiro. Um das maiores surpresas da lista é a segunda colocação do Argentino, torneio que conta com baixo nível de investimento. Confira:
Foto: AP/Ricardo Matsukawa/Terra / Getty Images

Ferido a bala, Cáceres acabou perdendo a visão do olho direito e teve a base do crânio perfurado. Operado diversas vezes, o antigo jogador de Argentinos Juniors, River Plate, Boca Juniors, Valencia, Celta, entre outros, passa desde então por delicado processo de recuperação.

Apesar do sofrimento, o zagueiro não guarda mágoa dos jovens que o balearam. "Esses meninos que me roubaram, como todos os demais, deveriam estar estudando. Nenhum garoto nasce desse jeito", disse Cáceres, em entrevista à revista Garganta Poderosa, feita por moradores de bairros marginalizados da Argentina.

O defensor, de 43 anos, lembrou também que a criminalidade existe em todos os cantos da Argentina, não apenas nas áreas pobres. "A Justiça deveria medir todos por igual. O dia que for assim ela existirá para coisas verdadeiramente importantes. Enquanto isso seguirá apontando para os bairros pobres, porque é o mais fácil".

Dois adolescentes foram condenados à prisão pelo ataque ao ex-atleta. "Meu castigo é a cadeira de rodas. Por outro lado, esses meninos que me assaltaram, estão castigados para sempre, pela sua história, são obrigados a sair e roubar. E isso é muito pior", lamentou.

Cáceres, que estreou profissionalmente em 1986 nos Argentinos Juniors, se aposentou 21 anos depois na mesma equipe. Pela seleção argentina, jogou 24 partidas entre 1993 e 1997, tendo conquistado a Copa América, em seu primeiro ano defendendo o país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade