PUBLICIDADE

Argentina

River abre 2 a 0, mas Boca reage e arranca empate nos acréscimos

28 out 2012 - 18h29
(atualizado às 19h33)
Compartilhar

O Boca Juniors conseguiu uma reação incrível neste domingo e impediu que o arquirrival River Plate comemorasse a vitória no primeiro superclássico argentino entre as duas equipes após quase um ano e meio. Em jogo válido pela 12ª rodada do Torneio Apertura, a equipe da Bombonera chegou a estar perdendo por 2 a 0 no segundo tempo, mas mostrou garra para arrancar um empate por 2 a 2 nos acréscimos no Estádio Monumental de Núñez.

O River saiu na frente logo com 1min de jogo, em um gol no mínimo esquisito marcado por Leonardo Ponzio, em cobrança de falta. O volante levantou na área, a bola não foi desviada por ninguém e pegou o goleiro Orión desprevenido - ele se atirou desajeitadamente na bola e nem assim conseguiu executar a defesa.

Contando com o apoio da torcida fanática que lotou o Monumental, o River ampliou a vantagem aos 25min da etapa final. O franco-argentino David Trezeguet fez ótima jogada na entrada da área e tocou para Mora, que limpou o goleiro e completou para a rede, deixando o placar em 2 a 0.

No entanto, a vantagem do River implicou em um certo relaxamento da equipe anfitriã. Melhor para o Boca, que não desistiu da partida e conseguiu diminuir aos 30min, com o atacante Santiago Silva cobrando pênalti.

De tanto insistir, os boquenses foram premiados com o empate aos 46min: em rápido contragolpe, a zaga do River parou para ver um desvio de Santiago Silva para a área. Erviti foi mais rápido e, contando também com uma saída atrapalhada do goleiro Barovero, desviou para a rede e consolidou o empate.

Este foi o primeiro clássico oficial entre os maiores clubes argentinos desde o calvário vivido pelo River na Série B, entre 2011 e 2012 - sem levar em consideração partidas em torneios de verão, amistosos. Além de perder a chance de vencer o arquirrival, o River também jogou fora a oportunidade de roubar o quinto lugar do Boca na tabela de classificação.

Com o empate por 2 a 2, o Boca sustentou a quinta posição na tabela com 19 pontos ganhos - mesma pontuação do Belgrano de Córdoba, quarto, mas com um jogo a menos. Já o River foi a 16 e terminou a rodada 12 do Apertura com a nona colocação do torneio.

As equipes estão muito distante da liderança do Apertura. O melhor time do primeiro turno do Campeonato Argentino é o Newell's Old Boys, da cidade de Rosário, que possui 26 pontos ganhos - três a mais que o portenho Vélez, segundo com 23. À frente do Boca ainda aparece o Racing de Avellaneda (21), além do Belgrano, da cidade de Córdoba, que tem 19.

Aguerrido, Boca buscou o empate com gols de Silva e Erviti
Aguerrido, Boca buscou o empate com gols de Silva e Erviti
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade