0

Campeonato de futebol da Crimeia tem pontapé inicial com 8 clubes

22 ago 2015
18h11
  • separator
  • comentários

O primeiro campeonato de futebol da Crimeia teve início neste sábado, com clubes da região anexada pela Rússia em março de 2014, que não tiveram autorização da Uefa de participar da competição no país.

A largada da competição, que conta com oito times, foi dada no empate entre Sevastopol e Tavria Simferopol, duas equipes que participavam até pouco tempo da primeira divisão do Campeonato Ucraniano, em 2 a 2.

O primeiro a balançar as redes na competição foi o meia Yevhen Prokopenko, nascido na cidade de Bakhchysarai Raion, uma das 25 regiões disputadas entre os governos de Rússia e Ucrânia na Crimeia.

Ainda disputam o torneio mais seis clubes: Bakhchisarai, Berkut, Evpatoria, Kafa, Okean e Rubin. Para sair do papel, o campeonato conta com ajuda financeira do Ministério dos Esportes da Rússia e da Uefa.

As autoridades locais esperam que, na próxima temporada, o campeão local consiga uma vaga em competições continentais.

Inicialmente, a Rússia incluiu, justamente, Tavria Simferopol e Sevastopol no campeonato do país, mas foi obrigado a excluir ambos por causa da oposição da Uefa, provocada após questionamento da Ucrânia.

Times da região foram inscritos na Copa da Rússia, o que fez com que dirigentes e atletas ucranianos entrassem com pedido de mudança da sede da Copa do Mundo de 2018.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade