PUBLICIDADE

Carrasco da Copa de 2006, Thierry Henry anuncia aposentadoria do futebol

16 dez 2014 - 09h41
(atualizado às 10h14)
Compartilhar

Um dos maiores craques das últimas décadas está se despedindo do futebol. Após 20 anos de carreira, Thierry Henry anuncia oficialmente sua aposentadoria nesta terça-feira. Maior artilheiro da seleção francesa, o atacante foi campeão mundial em 1998 e carrasco do Brasil na Copa do Mundo de 2006.

"Tem sido uma jornada incrível e eu gostaria de agradecer a todos os fãs, companheiros de equipes e indivíduos envolvidos com o Monaco, Juventus, Arsenal, Barcelona, New York e, claro, seleção francesa que fez a minha história tão especial", agradece o craque, que guarda grandes lembranças. "Tenho sido afortunado o bastante para ter uma carreira maravilhosa como jogador, com muitas memórias incríveis."

Ele não chegou a jogar a inesquecível final disputada no Stade de France, mas fez três gols naquele Mundial. A imagem marcante para a torcida brasileira é a chegada na segunda trave para completar a gol e eliminar a Seleção Brasileira, em 2006. Mas este não foi o principal feito de Henry. O craque está entre os maiores ídolos do Arsenal, do qual também é o maior artilheiro com impressionantes 229 gols em 376 jogos.

Entre as glórias com o clube londrino está o título inglês de 2003-04, o único conquistado de forma invicta na história do país. Henry ainda é o maior goleador da seleção francesa com 51 gols e ergueu a Liga dos Campeões da Europa e o Mundial de Clubes pelo Barcelona, em 2009.Revelado pelo Monaco em 1995, o atacante teve curta passagem pela Juventus antes de chegar ao Arsenal, em 1999. Fez história em Londres e acabou despedindo-se após oito temporadas para defender o Barcelona por três anos. Em 2010, sem espaço no clube catalão, passou a desfilar pelos gramados norte-americanos com a camisa do New York Red Bulls.

Dos Estados Unidos voltou à Inglaterra por empréstimo para jogar outros sete jogos pelo Arsenal, em 2012, em sua despedida do clube que o idolatra. Anunciando a aposentadoria aos 37 anos, Henry frustra os planos do próprio Arsenal, que cogitava um contrato curto para despedir-se apropriadamente do histórico camisa 14. Ele agora deixa os campos para atuar na televisão, tendo sido contratado pela Sky Sports para analisar futebol nos EUA.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade