4 eventos ao vivo
Logo do Brasileiro Série D
Foto: terra

Brasileiro Série D

CBF promete punir time que não cumprir fair play financeiro

20 dez 2014
14h35
atualizado às 16h15
  • separator
  • 0
  • comentários

A Confederação Brasileira de Futebol publicou em definitivo o Regulamento Geral de Competições para 2015 com uma importante novidade. O documento prevê punições, como perda de pontos e até desclassificação para clubes que não cumprirem normas de fair play financeiro e trabalhista - times que atrasam salários, por exemplos, devem ser atingidos pela regra.

<p>Comandada pela dupla Del Nero-Marin, CBF acrescentou item sobre fair play financeiro em seu Regulamento Geral </p>
Comandada pela dupla Del Nero-Marin, CBF acrescentou item sobre fair play financeiro em seu Regulamento Geral
Foto: Jorge Adorno / Reuters

De acordo com a entidade, os detalhes das regras que os times deverão cumprir serão divulgados nos regulamentos específicos de cada competição ou em resoluções da presidência. As punições serão regidas pelo artigo 105 e seu parágrafo único no Regulamento Geral das Competições:

"Art. 105 – A CBF publicará, através dos regulamentos específicos de competições ou resolução da Presidência, normas sobre fairplay (jogo limpo) financeiro e trabalhista que estabeleçam requisitos e responsabilidades, visando ao saneamento fiscal e financeiro dos clubes, que ficarão obrigados a cumpri-las, sob pena de sofrerem as pertinentes penalidades desportivas.

Parágrafo único: O cumprimento estrito de tais normas, com a adoção de padrões gerenciais que resguardem o equilíbrio econômico-financeiro e competitivo dos clubes, é condição essencial para assegurar às agremiações o direito de participação nas competições, bem como a manutenção dos pontos e classificação conquistados".

A adoção de regras do fair play financeiro por parte da CBF é uma das principais reivindicações do Bom Senso FC, grupo de atletas e ex-jogadores que propõe mudanças na estrutura do futebol do País. O Regulamento Geral de Competições vale para todos os torneios organizados pela federação nacional a partir do próximo ano.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade