0

Chega de vice! Bayern busca o penta europeu após sucessão de fracassos

21 mai 2013
15h34
atualizado às 15h48

Campeão alemão e na final da Liga dos Campeões e da Copa da Alemanha, o Bayern de Munique versão 2013 está a dois jogos de virar histórico, garantindo a primeira Tríplice Coroa do clube. Mas há um grande risco: em caso de derrota, principalmente na decisão da Champions, este será o terceiro vice em quatro anos para os bávaros.

Com uma história rica no futebol, sendo um dos maiores clubes da Europa, o Bayern já tem quatro Ligas dos Campeões, além de ser o recordista de títulos do futebol alemão. Mesmo assim, pelo menos no cenário europeu, alguns vices são mais marcantes que os próprios títulos.

A começar pela histórica conquista do Manchester United em 1999, passando pelo recorde de Mourinho (com a Inter, o português se tornou apenas o terceiro técnico a ganhar a Champions com dois times diferentes) e desembocando no Chelsea de Di Matteo.

No total, são cinco vices e quatro conquistas. O Bayern chega à sua décima final de Liga dos Campeões com a obrigação de equilibrar os títulos com os fracassos.

Para isso, Ribéry, Robben, Lahm, Müller, Schweinsteiger e companhia precisam se inspirar no Bayern da década de 70, que contava com nomes lendários como Hoeness, Beckenbauer, Breitner, Gerd Müller e Sepp Maier e foi tricampeão europeu em 1974, 75 e 76.

Nestes três anos, os bávaros só conquistaram o Mundial de Clubes em 1976 (em 1974, o vice Atlético de Madrid foi o representante e em 1975 a competição não foi disputada), curiosamente contra o Cruzeiro (que também seria vítima em 1997 do Borussia Dortmund, adversário do Bayern na final deste ano). O Bayern venceu o primeiro jogo por 2 a 0 (veja abaixo os gols), empatando em 0 a 0, no Brasil.

Após uma longa ausência do topo do futebol europeu (após o tricampeonato, os bávaros foram vices em 1982 e 1987), o Bayern voltou a disputar uma final em 1999, quando perdeu para o Manchester United, de forma devastadora (os alemães venciam por 1 a 0 até os acréscimos, quandos os ingleses viraram o jogo).

Dois anos depois, porém, o Bayern conquistou o tetra, passando por duas fases de grupos, despachando Manchester United (vingança da final de 1999) e Real Madrid, antes de superar o Valencia nos pênaltis. Mais tarde naquele ano, os bávaros seriam bi mundiais, ao superar o Boca Juniors.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
publicidade