1 evento ao vivo

Chelsea e Benfica são favoritos das semifinais da Liga Europa

24 abr 2013
16h25
atualizado às 19h07

Com algum favoritismo pelo peso da camisa e a qualidade dos seus elencos, Chelsea e Benfica começam seus duelos das semifinais da Liga Europa fora de casa, nesta quinta-feira, contra Basel e Fenerbahçe.

Juntos, ambos somam seis títulos europeus. Atual campeão da Liga dos Campeões, o time londrino também conquistou duas vezes a hoje extinta Recopa Europeia, em 1971 e 1998.

Já os portugueses conquistaram duas vezes seguidas Copa dos Campeões (antiga Liga dos Campeões), em 1961 e 1962, e uma vez a Copa da Uefa (hoje Liga Europa) em 1983.

No entanto, terão que encarar com cautela os duelos contra adversários que nunca disputaram uma semifinal europeia, mas que eliminaram times de peso nas fases anteriores da competição.

O Basel despachou ninguém menos do que o Zenit São Petersburgo e o Tottenham, enquanto o 'Fener' levou a melhor sobre a Lazio.

Se conquistar o título, o Chelsea pode ser o primeiro time da história a erguer o troféu da Liga Europa um ano depois de ter levado a 'Champions'.

Com um calendário muito puxado nas últimas semanas (oito jogos disputados desde o dia 30 de março), o técnico espanhol Rafael Benítez iniciou um rodízio dentro do seu elenco, dando prioridade para a competição continental.

No último domingo, os veteranos Franck Lampard e John Terry começaram no banco a partida contra o Liverpool, que terminou empatada em 2 a 2 em Anfield Road.

"A equipe está feliz e esta competição está ajudando muito, está nos dando muitas satisfações", declarou o atacante espanhol Fernando Torres, reconhecendo que a Liga Europa pode salvar a temporada que já foi comprometida no fim do ano passado.

Em dezembro, o time foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e perdeu para o Corinthians na final do Mundial de Clubes.

O próprio Torres se sente mais à vontade na Liga Europa, já que marcou quatro gols nas últimas três partidas que disputou na competição. Como comparação, ele anotou apenas sete em 32 jogos na Premier League.

Benítez poderá contar com o meia Oscar, que chegou a sentir dores na virilha no domingo mas já está apto para jogar.

Já o Basel perdeu seu capitão, o veterano Alexander Frei, que pendurou as chuteiras pouco depois da classificação para as semifinais.

O Benfica também jogará sem seu habitual capitão, o zagueiro brasileiro Luisão, que deve ser substituído pelo compatriota Jardel.

Invicto no Campeonato Português, que lidera com quatro pontos de vantagem sobre o Porto, o time de Lisboa vem embalado após a vitória por 2 a 0 sobre o Sporting no clássico da capital.

A equipe comandada pelo técnico Jorge Jesus perdeu apenas duas das 48 partidas que disputou na temporada, ambas na Liga dos Campeões, para o Barcelona e o Spartak de Moscou.

Classificado para a final da Taça de Portugal, na qual enfrentará o Vitória Guimarães, o Benfica sonha em conquistar a 'tríplice coroa'.

Para isso, pode se inspirar no Bayern de Munique, que já tem a vaga para a final da 'Champions' bem encaminhada após a goleada de 4 a 0 que aplicou no Barcelona e garantiu o título da Bundesliga com seis rodadas de antecipação.

Já o Fenerbahçe contará com o apoio da sua fanática torcida que deve lotar o estádio Sükrü Saracoglu nesta quinta-feira.

O time comandado pelo técnico Aykut Kocaman tentará seguir o arquirrival Galatasaray, que em 2000 tornou-se a primeira equipe turca a conquistar um título Europeu ao levar a Copa da Uefa, derrotando o Arsenal nos pênaltis com grande atuação de Taffarel.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade