PUBLICIDADE

Chile decreta a falência do 'tiki-taka', manda Espanha para casa e vai às oitavas com a Holanda

18 jun 2014 - 17h56
(atualizado às 19h19)
Compartilhar

Um Chile valente e gigante como a Cordilheira dos Andes contra uma Espanha moribunda e amedrontada como uma formiga. Nesta quarta-feira, o Maracanã, cenário dos piores pesadelos da Fúria, foi o túmulo do "tiki-taka" e da seleção europeia. Os sul-americanos fizeram 2 a 0 e mandaram os atuais campeões de volta para casa com uma rodada de antecipação na Copa do Mundo-2014.

Garantidos nas oitavas de final, Holanda e Chile disputam o primeiro lugar do Grupo B, na próxima segunda-feira, em São Paulo. Os laranjas têm a vantagem do empate pelo saldo de gols. Já Espanha e Austrália se despedem do Mundial, abraçadas, em Curitiba.

Mal a bola começou a passear pelo tapete verde para a Espanha mostrar o descontrole com o Maracanã, estádio onde foi goleada duas vezes pelo Brasil (Copa de 50 e final da Copa das Confederações-2013). Aquela Fúria dominante ficou em Kiev, palco da última conquista, na Eurocopa de 2012.

E MAIS

Chilenos invadem o Maracanã e provocam tumulto

Holanda vence Austrália em jogo de duas viradas

No time de Vicente Del Bosque, apenas uma única ocasião criada em 45 minutos de jogo. Na segunda etapa, Busquests perdeu um gol inacreditável. Nem a troca de passes funcionou. A última bola sempre chegava errada para Diego Costa. Pobre de Iniesta, o maestro que não tinha uma batuta para reger a orquestra.

Do outro lado, um Chile com sangue nos olhos pelo hino cantando à capela. Cada titular correndo pelos torcedores que lotaram as ruas do Rio de Janeiro e as tribunas do Maracanã. Um verdadeiro clima de Copa Libertadores. Aos 19 minutos, numa bola roubada no meio de campo, Aránguiz passou para Vargas soltar o grito de gol.

A Roja chilena seguiu mordendo e marcando forte os armadores do time adversário. A Roja espanhola foi à lona e não levantou mais. O experiente Casillas rebateu falta de Vidal nas mãos de Aránguiz, que teve tempo de ajeitar e furar a cidadela europeia.

O Chile segue forte no Mundial e pode até encontrar o Brasil logo de cara no mata-mata. A Espanha... Bem, a Copa para os atuais campeões parece que não começou. E nem começará...

FICHA TÉCNICA

ESPANHA 0 x 2 CHILE

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data/Horário: 18/6/2014, às 16h (Horário de Brasília)

Árbitro: Mark Geiger (EUA)

Assistentes: Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (EUA)

Cartões amarelos: Xabi Alonso (ESP); Vidal, Mena (CHL)

Cartões vermelhos:

Gols: Vargas, 19'/1ºT (0-1); Aránguiz, 43'/1ºT (0-2)

ESPANHA: Casillas; Azpilicueta, Javi Martínez, Sergio Ramos, Jordi Alba; Xabi Alonso (Koke, Intervalo), Busquets; Pedro (Cazorla, 30'/2ºT), Silva, Iniesta; Diego Costa (Fernando Torres, 18'/2ºT). Técnico: Vicente del Bosque.

CHILE: Claudio Bravo, Jara, Silva e Medel; Mena, Aránguiz (Gutiérrez, 18'/2ºT), Díaz, Isla e Vidal (Carmona, 41'/2ºT); Vargas (Valdívia, 38'/2ºT) e Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade