PUBLICIDADE

Chile terá que superar tabu de 99 anos para conquistar Copa América

3 jul 2015 - 13h36
Compartilhar
Exibir comentários

Chile e Argentina fazem uma final inédita na história da Copa América neste sábado e, para sair do Estádio Nacional de Santiago com o título, os anfitriões terão que superar um tabu de quase 100 anos.

Nunca os chilenos venceram os hermanos na principal competição sul-americana de seleções, disputada desde 1916. Nos 24 jogos realizados até então entre as duas equipes, a 'Albiceleste' venceu 19. Os outros cinco terminaram empatados.

A última vez que Chile e Argentina se enfrentaram na Copa América foi em 1997, na Bolívia, com vitória dos hermanos por 2 a 0. Já o último empate entre os adversários da decisão de sábado ocorreu em 1947, quando a partida terminou em 1 a 1.

A ampla vantagem argentina também pode ser observada nos gols anotados. Enquanto a 'Albiceleste' marcou 56 gols no confronto, os chilenos balançaram as redes em apenas 12 oportunidades.

A 'Roja' venceu apenas uma partida oficial contra a 'Albiceleste'. Ocorreu em outubro de 2008, na fase de classificação da Copa do Mundo de 2010, por 1 a 0, com gol de Fabián Orellana. Na época, o Chile era comandado pelo argentino Marcelo Bielsa.

O último triunfo argentino em solo chileno ocorreu em 2012, nas eliminatórias para o Mundial do Brasil, por 2 a 1, com gols de Lionel Messi e Gonzalo Higuaín. Felipe Gutiérrez descontou.

O Chile, que nunca ganhou a Copa América, disputa neste sábado sua terceira final. Nas duas outras oportunidades, foi derrotado pelo Paraguai, em 1979, e pelo Uruguai, em 1987.

Por outro lado, a Argentina tem 14 troféus da Copa América. Se vencer os anfitriões amanhã, chegará a 15, igualando o Uruguai, maior campeão da história do torneio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade