PUBLICIDADE

Clássico entre Nacional e Boca Juniors ganha ares de decisão na Libertadores

13 mar 2013 - 15h49
(atualizado às 16h11)
Compartilhar

A quinta-feira será dia de um duelo de muito peso na Taça Libertadores, já que Nacional e Boca Juniors se enfrentarão no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela quarta rodada do grupo 1 da competição, que é liderado pelo time atual campeão uruguaio, que pode selar sua classificação neste jogo.

Em casa, o time que conta com os veteranos Álvaro Recoba e Loco Abreu tem sete pontos, três a mais que o Toluca, quatro a mais que o time argentino, e cinco a frente do Barcelona. Com a equipe mexicana e a equatoriana duelam hoje em Guayaquil, o Nacional pode chegar ao jogo precisando de uma vitória para avançar.

O Boca, por sua vez, tenta se recuperar da derrota sofrida na última semana em La Bombonera, justamente para os 'Tricolores' uruguaios, por 1 a 0. Se perder o duelo de amanhã e o Toluca tiver vencido seu jogo, a equipe argentina ficará muito perto da eliminação.

Curiosamente, o Nacional está sem técnico efetivo, já que Gustavo Díaz foi demitido quatro dias antes do primeiro duelo contra a equipe argentina. O consultor técnico do clube, Juan Carlos Blanco, assumiu a equipe de maneira interina. Além da vitória sobre o rival de amanhã, o time ainda venceu o Central Español, por 2 a 1, no Campeonato Uruguaio.

Para o jogo de amanhã, o comandante provisório tem problemas no sistema defensivo, já que a dupla de zaga formada por Alejandro Lembo e Efraín Cortés são desfalques certos, o primeiro por lesão e o segundo por suspensão.

Com isso, ganharão vaga no time titular Andrés Scotti e Pablo Álvarez, reservas habituais do time. Ídolos do clube, Recoba e Abreu, ex-jogador do Botafogo, deverão seguir no banco de reservas, assim como vem acontecendo durante toda a temporada.

Com duas derrotas, o Boca se preparou intensamente para este jogo. No domingo, inclusive, Carlos Bianchi apostou por poupar seus principais jogadores contra o Atlético Rafaela, em duelo que terminou empatado em 1 a 1.

Vivendo momento irregular, em meio a uma reformulação do elenco, os 'Xeneizes' voltam a apostar todas as suas fichas em um velho ídolo, o meia Juan Román Riquelme, que voltou nesta temporada pra o clube. Ele está confirmado entre os titulares para a partida de manhã.

O jogo no Estádio Centenário está cercado de preocupações especiais com respeito a segurança, principalmente após os confrontos entre os torcedores de Peñarol e Vélez Sarsfield, em outro duelo da Libertadores. Nesta quinta-feira, centenas de torcedores do Boca são esperados em Montevidéu.

O árbitro do duelo será o árbitro paulista, do quadro da Fifa, Paulo César Oliveira, auxiliado por Marcelo Van Gasse e Fabricio Vilarinho.

Prováveis escalações:

Nacional: Jorge Bava; Christian Núñez, Andrés Scotti, Pablo Álvarez e Juan Manuel Díaz; Adrián Romero, Israel Damonte, Santiago Romero e Juan Albín; Gonzalo Bueno e Ivan Alonso. Técnico: Juan Carlos Blanco.

Boca Juniors: Agustín Orión; Franco Sosa, Claudio Pérez, Guillermo Burdisso e Clemente Rodríguez; Cristian Erbes, Ribair Rodríguez, Walter Erviti; Juan Román Riquelme; Juan Manuel Martínez e Lucas Viatri. Tècnico Carlos Bianchi.

Árbitro: Paulo César de Oliveira, auxiliado por Marcelo Van Gasse e Fabricio Vilarinho.

Estádio: Centenário, em Montevidéu (Uruguai).

EFE   
Compartilhar
Publicidade