PUBLICIDADE

Classificação? Objetivo da Espanha e fugir do Brasil na semifinal

23 jun 2013 - 08h55
Compartilhar

A Espanha entra em campo neste domingo, no Castelão, em Fortaleza, para enfrentar a Nigéria pelo Grupo B da Copa das Confederações e assegurar sua vaga na semifinal da competição. Porém, mais do que isso, o maior objetivo da Fúria é evitar um confronto com o Brasil na próxima fase, já que os anfitriões ficaram com a primeira colocação no Grupo A e enfrentam o segundo da outra chave.

Ao longo de toda a competição, em cada treino, cada coletiva de imprensa, era inevitável para os espanhóis a pergunta sobre um possível confronto com a Seleção. Quando pisaram no Maracanã após 63 anos, ficaram impressionados com a áurea do palco. Mas o adversário era o Taiti. Então, como voltar ao Rio significa disputar a final, que seja contra a equipe de Felipão.

- Não conseguimos ver os dois primeiros jogos do Brasil por conta do horário dos nossos treinamentos. Mas os números da campanha do Brasil falam por si só. Tomara que amanhã (neste domingo) a Espanha consiga a vitória evitar os brasileiros na semifinal - afirmou o atacante David Villa.

Já o técnico Vicente Del Bosque foi mais político em seu discurso. Deixou claro que, antes de pensar em qualquer adversários (seja Brasil ou Itália), a Espanha precisa vencer seu jogo e garantir a primeira colocação.

E MAIS:

Acabou a dupla? Ídolos, Torres e Villa perdem espaço na seleção

Del Bosque testa David Silva e Navas e confirma Valdés

Se depender do histórico de confrontos entre Brasil e Espanha é bom mesmo a Fúria não pegar a Seleção. Até hoje, foram disputados cinco jogos: três vitórias brasileiras, uma espanhola e um empate.

Enquanto os espanhóis "querem" a Itália na semifinal, a Nigéria não se dá por vencida diante de tamanha dificuldade. Como o Uruguai, que também tem três pontos, pega o Taiti, os nigerianos são obrigados a vencer e fazer saldo contra a Fúria para garantir vaga (veja situação no quadro abaixo). Nada disso abala a confiança do técnicoStephen Keshi, que cita a famosa posse de bola espanhola.

- É verdade, eles não deixam o oponente com a posse de bola. Mas nós vamos ter de nos obrigar a tê-la. Eu não posso dizer agora o que vamos fazer para ganhar o jogo. Isso é uma conversa que vamos ter com os nossos jogadores - afirmou o comandante.

Chances de classificação

Espanha - saldo: 11 gols

A Fúria depende apenas de um empate para se classificar. Mesmo com uma derrota por até três gols de diferença garante a vaga, porque levaria

vantagem sobre a Nigéria no saldo de gols. Caso perca por uma diferença de quatro gols, por exemplo, precisa torcer para o Uruguai não fazer uma diferença maior do que sete gols no Taiti.

Nigéria - saldo 4 gols

Uma vitória simples ou até um empate com a Fúria podem classificar os nigerianos. Porém, com um empate precisa torcer para a Celeste não vencer o Taiti, o que é improvável. E, mesmo em caso de vitória sobre os campeões do mundo, é bom ficar de olho em uma possível goleada uruguaia.

Uruguai - saldo 0

Com empate, pode se classificar para a semifinal. Porém, precisa torcer por uma derrota da Nigéria. Com um saldo 0, objetivo é superar a goleada da Nigéria no Taiti (6 a 1), para poder se classificar em caso de derrota magra dos africanos para so espanhóis.

Taiti - saldo -15

Pode até igualar o número de pontos de Uruguai e Nigéria. Mas seu saldo negativo é enorme, carta fora do baralho.

FICHA TÉCNICA

NIGÉRIA X ESPANHA

Local: Castelão, em Fortaleza (CE)

Data e horário: 23/6/2013, às 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Joel Aguilar (SLV)

Auxiliares: William Torres (SLV) e Juan Zumba (SLV)

NIGÉRIA: Enyama, Oboabona, Ambrose, Echiejile e Omeruo; Ogu, Mikel, Oduamandi e Mba (Babatunde); Ideye e Musa. Técnico: Stephen Keshi

ESPANHA: Valdés, Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Fàbregas, Pedro e Soldado. Técnico: Vicente Del Bosque

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade