PUBLICIDADE

Clubes vão a CBF para avisar: "Sul-Minas-Rio é irreversível"

1 out 2015 - 14h33
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Numa demonstração de força e independência, vários clubes da Série A do Brasileiro reuniram-se com a cúpula da CBF na manhã desta quinta-feira, no Rio, para comunicar à entidade que vão disputar a Copa Sul-Minas-Rio, no início de 2016. Os presidentes de Cruzeiro, Atlético-MG,  Flamengo, Fluminense, Avai, Coritiba e Atlético-PR estiveram no encontro e os demais integrantes da Liga Sul-Minas-Rio enviaram representantes.

"Não viemos pedir autorização. Quem manda são os clubes. Estamos bem fundamentados juridicamente.  Mas, por questão de hierarquia e respeito, viemos comunicar sobre o que vai ser feito", disse Alexandre Kalil, o CEO da liga.

Ele contou que o presidente da CBF,  Marco Polo Del Nero,  se mostrou muito simpático à ideia da liga, embora nas últimas semanas tenha dado vários sinais de que não gostaria de ver os clubes reunidos numa nova entidade. "O importante é que ele falou que está de acordo, que se trata de um avanço e que a a CBF quer abraçar a ideia", disse Kalil.

CEO de Liga, Alexandre Kalil afirma que não depende da CBF para Sul-Minas-Rio acontecer
CEO de Liga, Alexandre Kalil afirma que não depende da CBF para Sul-Minas-Rio acontecer
Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG / Divulgação

A CBF, por meio do secretário geral Walter Feldman, afirmou que a entidade vai estudar o assunto e que tomará uma decisão "com muita sabedoria". "Recebemos a documentação sobre a formalização da liga e ficamos de dar um resposta sobre tudo isso. Tudo na paz, sempre dispostos a evitar conflitos." A CBF, segundo Feldman,  se declarou realmente simpática à liga, mas não se manifestou sobre o torneio.

O formato da copa está em discussão. Mas é bem provável que a copa tenha 12 dos 15 clubes fundadores em sua primeira edição.  Fla, Flu,  Inter, Grêmio,  Cruzeiro,  Atlético-MG,  Atlético-PR,  Coritiba,  Avai e Figueirense estão confirmados. As duas vagas restantes vão ser definidas entre Chapecoense,  Joinville,  Criciúma,  Paraná e América-MG.

A disputa seria em três grupos de quatro. Classificariam-se os primeiros colocados e o segundo melhor, o que resultaria em quatro semifinalistas.  Depois, os jogos restantes seriam no sistema de mata-mata. Com isso, se utilizariam apenas seis datas para a realização da copa em 2016.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade