PUBLICIDADE

Colômbia vence Peru nos pênaltis após reforço são-paulino isolar cobrança

17 jun 2016 - 23h21
(atualizado em 18/6/2016 às 09h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A Colômbia bateu o Peru nos pênaltis e assegurou vaga nas semifinais da Copa América Centenário, nesta sexta-feira, na cidade norte-americana de Nova Jersey. Após uma partida truncada, que terminou empatado por 0 a 0 no tempo regulamentar, a equipe do astro James Rodríguez converteu quatro cobranças para garantir a classificação. Já os peruanos desperdiçaram duas. Trauco chutou para defesa de Ospina, enquanto Christian Cueva, recém-contratado pelo São Paulo, isolou por cima do gol.

O Peru endureceu o jogo contra a Colômbia. Após eliminar a Seleção Brasileira com um gol de mão, ainda na fase de grupos da Copa América, o time comandado por Ricardo Gareca se postou bem defensivamente e só levou um susto no jogo. Aos 21 minutos do primeiro tempo, James Rodríguez avançou para o campo ofensivo e finalizou na trave. A chance dos peruanos garantirem a classificação foi desperdiçada aos 46 do segundo tempo, após Ospina defendeu uma cabeçada perigosa de Ramos.

Nos pênaltis, a Colômbia foi eficiente e converteu as cobranças com James Rodríguez, Cuadrado, Moreno e Pérez. Ruidíaz e Tapia fizeram para o Peru, mas Trauco e Cueva não conseguiram marcar os gols.

Na próxima etapa do mata-mata, a Colômbia enfrentará o vencedor de México e Chile, que jogam às 23 horas (de Brasília) deste sábado, em Santa Clara. A semifinal será disputada na quarta-feira, às 21 horas, em Chicago.

O Jogo - Faltou qualidade para as seleções abrirem o placar no primeiro tempo. A Colômbia mostrou superioridade técnica e ameaçou logo aos dois minutos, quando Bacca invadiu a área pela direita e arriscou chute sem ângulo. O goleiro Gallese espalmou a bola, mas o tiro já havia saído pela linha de fundo.

O Peru esboçou uma jogada de perigo pelo alto, aos sete minutos, mas a cabeçada de Flores saiu muito acima da meta de Ospina. Aos 13, o lateral colombiano Torres recebeu na meia-lua, após um corta-luz de James Rodríguez, e finalizou em cima da marcação adversária.

Partiu de James a melhor chance do primeiro tempo. Aos 21 minutos, o camisa 10 da Colômbia - e reserva do Real Madrid - carregou a bola em direção ao ataque e bateu colocado. Gallese só pôde sentar e observar a bola, mas o chute acertou o pé da trave esquerda. A oportunidade foi a última na etapa inicial, que terminou sem o Peru emplacar nem uma boa jogada ofensiva.

A monotonia se estendeu à etapa complementar da partida. As equipes erraram muitos passes no meio-campo e, quando alcançaram o campo ofensivo, tiveram as investidas interrompidas por conta das posições irregulares de seus atacantes.

A ausência de chances de gol levou os técnicos a promoverem alterações. José Pekerman optou pela entrada de Moreno no lugar de Cardona, aos 30. No minuto seguinte, o treinador Ricardo Gareca colocou em campo Ruidíaz - algoz da Seleção Brasileira - no posto que era ocupado por Flores. Como o panorama do jogo não se alterou, a Colômbia acionou Pérez na vaga de Torres, enquanto o peruano Benavente substituiu Polo.

Ligeiramente melhor, a Colômbia não conseguiu acertar finalizações que pudessem vazar a retranca adversária. O time ainda perdeu o lateral Díaz, que sentiu uma lesão e deu lugar a Fabra. Aos 46 minutos, na melhor chance do segundo tempo, Cueva cobrou escanteio da direita e Ramos subiu mais alto que o zagueiro para cabecear. O gol só não saiu porque Ospina estava bem colocado e espalmou para fora.

O empate levou a decisão para os pênaltis. Para assegurar a classificação, os colombianos converteram quatro cobranças com James Rodríguez, Cuadrado, Moreno e Pérez. O Peru fez com Ruidíaz e Tapia, mas perdeu com Trauco e Cueva. O primeiro bateu à meia altura no centro do gol, permitindo a defesa com os pés de Ospina. Já o segundo isolou por cima da meta.

FICHA TÉCNICA

PERU (2) 0 X 0 (4) COLÔMBIA

Local: Estádio Metlife, em Nova Jersey (Estados Unidos)

Data: 17 de junho de 2016, sexta-feira

Horário: 21 horas (de Brasília)

Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)

Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Ariel Scime (ambos da Argentina)

Cartões amarelos: Tapia (Peru); Zapata e Díaz (Colômbia)

PÊNALTIS:

PERU: Ruidíaz e Tapia converteram; Trauco e Cueva desperdiçaram

COLÔMBIA: James Rodríguez, Cuadrado, Moreno e Pérez converteram

PERU: Gallese; Corzo, Ramos, Rodríguez e Trauco; Tapia, Vilchez, Polo (Benavente) e Cueva; Flores (Ruidíaz) e Guerrero

Técnico: Ricardo Gareca

COLÔMBIA: Ospina; Arias, Zapata, Murillo e Díaz (Fabra); Torres (Pérez), Sánchez, Cuadrado, James Rodríguez e Cardona (Moreno); Bacca

Técnico: José Pekerman

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade