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Palmeiras arrecada mais que o dobro de São Paulo e Santos

5 mai 2016 - 10h01
(atualizado às 11h30)
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Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

Um jogo de futebol fica muito mais bonito com um estádio lotado de torcedores. Os jogadores ganham apoio e os apaixonados ganham a chance de ver o seu time de coração. Mas quem mais lucra com as arquibancadas lotadas são os clubes.

No futebol paulista, o time que mais se beneficiou com a venda de ingressos foi o Palmeiras. Com um crescimento de mais de 270% entre 2014 e 2015, o clube possui mais que o dobro da renda de Santos e São Paulo no mesmo período. O Corinthians, conhecido por sua torcida fiel, teve que aplicar todo o seu dinheiro ganho com o giro das catracas para um fundo criado para o pagamento de sua nova arena.

A superioridade do Palmeiras na renda de bilheteria se deu após a reforma do Palestra Itália. Com a modernização do estádio, o clube verde e branco conseguiu lucrar R$ 87,2 milhões em 2015. Os números chegam a assustar se comparados com 2014, quando o clube colocou R$ 23,2 milhões em seu bolso. Os motivos para que o Palmeiras pudesse rechear os cofres vão desde o aumento no preço do ingresso, com média de R$ 70, até a melhora do time dentro de campo – sendo vice-campeão do Paulistão e levantando a taça da Copa do Brasil.

Mesmo obtendo um lucro de R$ 29,5 milhões, o São Paulo foi o clube que teve a menor porcentagem de evolução, com 42%. Parte disso se deve ao fato do clube não ter conquistado nenhum título na temporada 2015, sendo eliminado do Paulistão e da Copa do Brasil pelo rival Santos.

Com o estádio que recebe menor capacidade entre os grandes de São Paulo, o Santos também foi o que menos ganhou dinheiro, porém, aumentou sua receita em 61%, se comparando ao ano de 2014 – lucrando R$ 17,6 milhões. O Peixe, que disputou as finais do Paulistão e da Copa do Brasil contra o Palmeiras, lotou a Vila Belmiro nas duas oportunidades.

Corinthians ainda não arrumou um patrocinador que dê nome ao estádio

A situação do Corinthians é a mais delicada. Mesmo com a maior média de público em 2015, com 33.480 pagantes, o dinheiro recebido com a lotação da Arena Corinthians não ficou diretamente com o clube. Isso porque o montante arrecadado está sendo revertido para quitar as parcelas do pagamento do estádio, construído em 2014. O alvinegro arrecadou R$ 90 milhões, porém, a quantia foi reservada para o fundo.

Os rumores de naming-rights da Arena cercam o Alvinegro desde a inauguração do estádio. Caso consiga um patrocinador para sua casa, popularmente abordada como “Itaquerão”, o Corinthians pode quitar suas dívidas e começar a lucrar com a obra.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
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