1 evento ao vivo

Com estádio para 2014, CBF volta a realizar Copa Nordeste

13 set 2012
21h43
atualizado às 23h44
Omar Jacob
Direto de Fortaleza

Três anos depois da última edição da Copa Nordeste, o certame volta a ser realizado a partir de 2013, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O anúncio foi realizado na noite desta quinta-feira em Fortaleza durante a cerimônia oficial realizada pela CBF. Na primeira edição da retomada da competição, os 16 clubes melhor colocados nos campeonatos estaduais voltam a se apresentar em 12 datas, entre os dias 19 de janeiro e 17 de março do ano que vem.

As regras que determinam o torneio são baseadas na Liga dos Campeões da Europa, considerada a maior competição entre clubes do mundo. Na região, os três clubes melhor colocados nos campeonatos estaduais em Pernambuco e Bahia, e os dois melhor colocados no Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Paraíba participam do certame. Os clubes dos estados do Piauí e Maranhão não participam da Copa Nordeste porque já participam da competição no Norte do País.

Durante coletiva a imprensa o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, negou que o campeão da Copa Nordeste estaria automaticamente classificado para a Copa Sul-Americana, mas não descartou a possibilidade de que o critério seja usado em 2014. Em 2013, participam os campeões dos estaduais de 2012: Bahia, Vitória, Feirense-BA, Ceará, Fortaleza, Santa Cruz, Sport, Salgueiro, CRB, ASA, Itabaiana-SE, Confiança-SE, Campinense-PB, Sousa-PB, América-RN e ABC.

Ainda durante a cerimônia de anúncio da Copa Nordeste, o presidente da CBF, José Maria Marin, e o vice-presidente Marco Polo Del Nero realizaram o sorteio das chaves que determinam as datas das partidas entre os clubes nordestinos. Em 2013, a Copa Nordeste será a primeira competição oficial da CBF a utilizar um estádio que vai receber a Copa do Mundo de 2014: o Estádio Castelão, em Fortaleza.

O Secretário Especial da Copa, do governo do Ceará, Ferrúcio Feitosa, acompanhou a cerimônia. "Estamos confiantes que vamos estar com tudo pronto para a Copa do Nordeste também", afirmou.

O vencedor da Copa Nordeste em 2013 deve receber um prêmio superior a R$ 1 milhão, somando-se as receitas de TV e patrocínios. A expectativa da CBF é que a receita extra possa facilitar a participação de pelo menos 14 clubes da região nas séries A e B do Campeonato Brasileiro a partir de 2017. O "Nordestão", como é chamado, foi realizado pela primeira vez em 1994 em Alagoas e somente em 1997 passou a ser organizado pela CBF. Em 2004 o torneio acabou cancelado por problemas de datas no calendário de jogos, mas foi retomada em 2010, sem ser realizado em 2011 e 2012.

Confira as chaves da Copa Nordeste 2013:

GRUPO A
Bahia
Ceará
ABC
Itabaiana-SE

GRUPO B
Sport
Fortaleza
Confiança-SE
Sousa-PB

GRUPO C
Vitória
América-RN
ASA
Salgueiro-PE

GRUPO D
Santa Cruz-PE
CRB
Campinense
Feirense-BA

Inspirada na Liga dos Campeões da Europa, competição voltará a ser disputada em 2013
Inspirada na Liga dos Campeões da Europa, competição voltará a ser disputada em 2013
Foto: Omar Jacob / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
publicidade