PUBLICIDADE

Com Felipão e Falcão, treinadores lançam Federação em São Paulo

19 ago 2013 - 11h50
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Felipão prestigiou o lançamento da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol</p>
Felipão prestigiou o lançamento da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol
Foto: Getty Images

A Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF) foi lançada na manhã desta segunda-feira, em São Paulo. Luiz Felipe Scolari, atual técnico da Seleção Brasileira, e o respeitado Paulo Roberto Falcão, atualmente sem clube, participaram do evento realizado em um hotel na capital paulista.

A entidade que se propõe a representar os interesses da categoria no Brasil é liderada por Vágner Mancini, Dorival Júnior e Caio Júnior, os três vice-presidentes, além de Alfredo Sampaio, secretário geral. Oficialmente, o presidente é o experiente Zé Mário.

"Nossa ideia é formar uma diretoria forte no sentido de dar suporte para que possamos reivindicar soluções para as coisas que nossa categoria ainda sofre. Como o futebol brasileiro está entrando em um plano cada vez mais profissional rapidamente, não queremos ficar para trás", disse Mancini.

<p>Vagner Mancini é um dos vice-presidentes da Federação e disse que entidade se propõe a representar os interesses da categoria no Brasil</p>
Vagner Mancini é um dos vice-presidentes da Federação e disse que entidade se propõe a representar os interesses da categoria no Brasil
Foto: Joka Madruga / Futura Press

Uma das prioridades da FBTF é diminuir a intensa troca de comando nos clubes. Para isso, a entidade promete lutar para que todos os contratos sejam registrados na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e para que os salários sejam pagos pelas equipes até os finais dos compromissos, mesmo em caso de demissão.

"Com o contrato registrado na CBF, teríamos menos troca de comando e os clubes evitariam muitos gastos. Não olhamos apenas para nós mesmos. Em caso de dispensa antecipada, queremos o justo pagamento integral até o final do contrato, assim como qualquer outro empregado brasileiro", disse Mancini.

A entidade ainda promete oferecer cursos de capacitação para os técnicos brasileiros. De acordo com Vagner Mancini, a falta de qualificação técnica é o principal motivo que impede o sucesso dos treinadores do único país pentacampeão no comando de times do exterior.

Técnico diz que Brasil precisa alcançar melhores do mundo:

Além de Felipão e Falcão, participaram do evento Oswaldo de Oliveira, técnico do ascendente Botafogo, Gilson Kleina, do Palmeiras, e Emerson Leão e Ney Franco, sem clube. O tetracampeão Mauro Silva, Pintado, Giba, Toninho Cecílio, Hélio dos Anjos, Estevam Soares e Geninho também marcaram presença, entre vários outros.

Guilherme Augusto Caputo Bastos, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, participou da cerimônia. Assim como Mustafá Contursi, presidente do Sindicato do Futebol, e Rinaldo Martorelli, responsável pelo Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo e pela Federação Nacional da categoria.

A FBTF, lançada após aproximadamente seis meses de gestação, garantiu contar com o apoio dos sindicatos estaduais da categoria. Os representantes do Rio de Janeiro, Roraima, Ceará, Pará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina assinaram a ata de fundação na capital paulista.

A FBTF não é a primeira entidade que se propõe a representar os interesses dos técnicos no País. A Associação Brasileira dos Treinadores de Futebol, por exemplo, foi fundada em 1975. Resta saber se, desta vez, a entidade será capaz de proporcionar melhorias significativas à categoria.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade