PUBLICIDADE

Com show de Isco, Real bate Athletic e se mantém 100% no Espanhol

1 set 2013 - 10h43
(atualizado às 10h59)
Compartilhar

Em dia inspirado dos meias Isco, autor de dois gols, e Luka Modric, o Real Madrid venceu neste domingo o Athletic Bilbao por 3 a 1 no estádio Santiago Bernabéu, na capital espanhola, e se manteve com 100% de aproveitamento no Campeonato Espanhol, agora com nove pontos na tabela.

Além de Isco, quem também balançou a rede pelo Real foi o atacante Cristiano Ronaldo, que estava há duas rodadas sem marcar. Pelo Bilbao, Ibai, que entrou no segundo tempo, descontou.

Dois brasileiros estiveram em campo, ambos pelos donos da casa: Marcelo, que foi titular e acabou substituído no fim por Carvajal, e Casemiro, que começou no banco e entrou no segundo tempo no lugar de Khedira. Kaká, que durante a semana pediu para deixar o clube, não jogou.

O Real só não assumiu a liderança do Espanhol na terceira rodada devido ao saldo de gols - o Villarreal, que ontem bateu o Osasuna fora de casa, por 3 a 0, tem um a mais e está na ponta. Barcelona e Atlético de Madrid, que hoje encaram respectivamente Valencia e Real Sociedad, também podem chegar a nove pontos e ao primeiro lugar.

Poucas contratações do Real Madrid conseguiram encantar tão rápido a exigente torcida da equipe como a de Isco. Mostrando muita personalidade, sempre pedindo a bola para armar as jogadas ou também sendo solidário sem ela, ajudando na marcação, o meia tem sido o principal jogador do time neste início de temporada. Mais até do que Cristiano Ronaldo. E hoje deu mais uma mostra disso, com gols e uma bela atuação.

Com isso, quem teve muito a lamentar foi o técnico do Athletic, Ernesto Valverde, que conseguiu armar bem sua equipe mesmo sem contar com Ander Herrera, que deve trocar o clube basco pelo Manchester United. As principais ações ofensivas do time visitante foram criadas pelo meia Beñat, e Mikel Rico, que estreou como titular também no meio, foi bem.

A aposta de Valverde era pressionar a saída de bola do Real, e a estratégia deu certo no começo. O Athletic conseguiu dominar a partida nos primeiros minutos e deixou a arquibancada do Bernabéu apreensiva.

Foi então que um dos protagonistas do jogo deu as caras. Modric, eficiente no combate e na armação, começou a pressonar a linha defensiva do Athletic e a equilibrar as ações. E em uma delas, o argentino Di María quase abriu o placar, ficando de frente para o goleiro Iago Herrerín, mas se precipitando no chute.

Em jejum de gols há duas rodadas, Cristiano Ronaldo parecia incomodado. Bateu uma falta por cima do travessão, provocou bela defesa de Herrerín em um chute de direita e se desesperou com o egoísmo de Di María em uma jogada na qual estava livre para marcar.

A igualdade do duelo foi desequilibrada por Isco. Aos 26 minutos, aproveitando um espaço vazio na defesa, ele recebeu passe de Benzema e chutou cruzado de canhota para abrir o placar.

Mesmo em desvantagem, o Athletic não desistiu. Pediu pênalti em uma mão de Khedira após falta de Beñat, e em lance um pouco depois o meia quase marcou.

Mas o time de Bilbao pagou caro por se arriscar adiantando suas linhas. Em uma falha da zaga ao forçar o impedimento do ataque do Real, Cristiano Ronaldo, sozinho, fez de cabeça após cruzamento de Di María.

Já melhor na partida e com mais posse de bola, o Real chegou ao terceiro aos 27 do segundo tempo, de novo com Isco. Depois de passe de Benzema, a revelação espanhola arriscou chute que desviou na zaga e entrou.

O desconto do Athletic veio aos 33, quando Ibai Gómez chutou cruzado, aproveitando falha da zaga do Real após cruzamento pela direita, e superou Diego López, que mais uma vez deixou Iker Casillas no banco.

O Real voltará a campo pelo Espanhol apenas no dia 14 de setembro, fora de casa, contra o Villarreal, já que no próximo fim de semana os campeonatos europeus serão interrompidos por causa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Por sua vez, o Athletic Bilbao terá como próximo adversário o Celta de Vigo na reinauguração do estádio San Mamés.

Real Madrid: Diego López; Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos e Marcelo (Carvajal); Khedira (Casemiro), Modric, Di María e Isco; Cristiano Ronaldo e Benzema (Jesé). Técnico: Carlos Ancelotti.

Athletic Bilbao: Herrerín; Iraola, Gurpegui, Laporte e Balenziaga; Iturraspe (Erik Morán), Mikel Rico (De Marcos) e Beñat; Susaeta, Aduriz e Muniain (Ibai).

Gols; Isco (2) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid); Ibai (Athletic).

Árbitro: Clos Gómez.

Cartões amarelos: Khedira (Real Madrid); Gurpegui e Beñat (Athletic).

Estádio: Santiago Bernabéu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade