PUBLICIDADE

Com soluções criativas, Real pode ter quatro das cinco maiores compras

1 ago 2013 - 16h34
Compartilhar

Mesmo sem contar com os investimentos pesados de xeques árabes ou de magnatas russos do petróleo ou do gás, o Real Madrid sempre está nas manchester com contratações muito caras, principalmente durante os mandatos do presidente Florentino Pérez. A chegada de Bale deve ser a maior compra de todos os tempos, e vai colocar o time com quatro das cinco principais.

Bale vai superar Cristiano Ronaldo, até então a maior de todas. Zidane vai fechar o pódio, sendo seguido por Ibrahimovic - único a não ter sido contratado pelo Real -, e Kaká.

Somando estas quatro contratações do Real Madrid, o clube terá gasto um total de 352 milhões de euros (R$ 1,07 bilhão). Zidane (em 2001), Ronaldo (2010), e agora Bale foram recordes, em suas alturas.

Além do dinheiro que vem da TV, o principal patrocínio do Real Madrid, a Emirates Airlines, que estampa sua marca no espaço nobre da camisa, paga 22 milhões de euros (R$ 66 milhões) por temporada. O contrato, assinado para começar agora em 2013, tem cinco anos de duração. Mas o clube consegue dinheiro com vários outros tipos de renda, como merchandising e pré-temporadas pelo mundo.

Atualmente, Cristiano Ronaldo é o mais caro de todos os tempos (Foto: Ben Stansall/AFP)

COM A PALAVRA

Paul Brighten

Diretor comercial da SoccerEx

Cada clube tem o seu modelo. O Real Madrid trabalha muito com o direito de imagem. O clube compra o direito de imagem dos jogadores. Assim, dá para recuperar não só com a venda de camisas, mas também em campanhas com patrocinadores, com marcas. Então, depende do contrato. Acho que também estão negociando o direito de imagem do Bale.

Um clube como o Real tem a verba deles para investir em jogadores. Em cada caso eles vão analisar qual o retorno que podem conseguir além do que o jogador faz dentro de campo, o que o jogador pode dar para eles em termos de valor. Como Bale é ainda muito jovem e é um dos melhores do mundo, tem chances de ele ficar no Real Madrid por dez, 12 anos. Se contratar um jogador por dois anos e pagar 40 milhões de euros, aí pode ser que não consiga recuperar. Mas um jogador que fique muito tempo é mais fácil recuperar o valor.

Do que eu sei, o Beckham nunca vendeu a imagem dele para o Real. Mas sei que só de merchandising e de venda de camisas eles recuperaram o valor da transferência. Mas o valor dele foi mais baixo, por volta de 25 milhões de libras, e algum tempo atrás. Hoje em dia mudou muito o mercado, há jogadores que estão sendo negociados por volta de 50 milhões de libras, como o Cavani. Mas a contratação do Beckham foi um dos maiores sucessos do Real porque só em alguns meses eles já conseguiram recuperar o valor. No caso do Bale eles demorariam mais tempo.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade