PUBLICIDADE

Com técnico experiente, Toluca quer brilhar na Taça Libertadores

11 fev 2013 - 19h58
(atualizado às 20h00)
Compartilhar

Equipe mais vencedora do futebol mexicano neste século, o Toluca retorna à Taça Libertadores após seis anos de ausência, com um treinador acostumado a conquistar títulos internacionais: Enrique Meza, campeão da Copa Sul-Americana em 2006, com o Pachuca.

Esta será a segunda participação do Toluca na competição. A estreia foi em 2007, quando a equipe avançou em primeiro lugar no grupo 7, que tinha o campeão daquele ano, Boca Juniors, Cienciano e Bolívar. A eliminação do time mexicano aconteceu nas oitavas de final, contra o Deportivo Cúcuta.

Nesta edição da Libertadores, o Toluca voltará a encontrar o Boca Juniors, dessa vez no grupo 1, considerado um dos mais complicados do torneio. Nacional, do Uruguai, e Barcelona de Guayaquil completam a chave.

Com Meza no banco, o Toluca dominou a fase inicial do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano, no ano passado. Com o primeiro lugar, garantiu vaga na competição sul-americana, junto com o Tijuana e o León, que caiu na fase preliminar. Na decisão do torneio local, contudo, a equipe foi derrotada pelo time da região fronteiriça.

Além da Libertadores 2007, o Toluca tem como experiências em competições da Conmebol, a Copa Sul-Americana em 2006, a qual chegou até às semifinais, perdendo para o Colo-Colo, e a Copa Merconorte em 2000, da qual foi eliminada na primeira fase.

Fundado em 1917, o Toluca é a segunda equipe com mais títulos mexicanos, empatado com o América, com 10 conquistas. O maior vencedor é Chivas Guadalajara, que conquistou o campeonato do país em 11 oportunidades.

Enrique Meza, de 64 anos, por sua vez, já acumula 30 anos como técnico, tendo passado pelas principais equipes do país. Foi quatro vezes campeão mexicano, três com o Toluca, além de ter vencido a Sul-Americana 2006 e a Liga dos Campeões da Concacaf, no ano seguinte.

Para a Libertadores, Meza e o Toluca contam com dois brasileiros no elenco, o volante Wilson Mathias, ex-Internacional, e o meia Lucas Silva, ex-Botafago. A dupla já estava na equipe no vice-campeonato do Apertura, no ano passado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade