PUBLICIDADE

Com Tigres sob os holofotes, Campeonato Mexicano começa nesta sexta-feira

23 jul 2015 - 16h44
Compartilhar
Exibir comentários

O Campeonato Mexicano terá largada nesta sexta-feira, com o início da disputa do Torneio Apertura, em que o Tigres, finalista da Taça Libertadores, já desponta como favorito ao título, após série de contratações de impacto.

A equipe de Monterrey derrotou nesta quarta-feira o Internacional por 3 a 1, reverteu revés sofrido na ida por 2 a 1, e agora encarará o River Plate na decisão. Mesmo em caso de conquista na competição, no entanto, os comandados de Ricardo Ferreti não irão ao Campeonato Mundial Interclubes, por serem filiados à Concacaf.

Para a Libertadores e também para o Mexicano, o Tigres surpreendeu ao anunciar os atacantes André-Pierre Gignac, ex-Olympique de Marselha, e Ikechukwu Uche, ex-Villarreal, além de tirar do Pachuca o promissor meia Jürgen Damm e repatriar o meia-atacante Javier Aquino, que estava no Rayo Vallecano.

Ao todo, o clube gastou o equivalente a R$ 75 milhões, investimento que começará a ser colocado a prova neste sábado, em casa, contra o Toluca. A equipe vermelha e branca, por sua vez, terá como novidade o veterano zagueiro paraguaio Paulo Da Silva, que estava no Pachuca.

Atual campeão nacional, depois de levantar a taça do Torneio Clausura, disputado no primeiro semestre, o Santos Laguna receberá neste sábado o León. A equipe comandada pelo português Pedro Caixinha apresentará poucas novidades, a principal sendo o meia chileno Bryan Rabello, ex-Sevilla.

Derrotado na última decisão nacional, o Querétaro perdeu seu principal astro, Ronaldinho Gaúcho, que deixou o clube pela porta dos fundos, depois de ajudar - mesmo que timidamente -, no maior resultado da história. A diretoria dos 'Gallos Blancos' até tentou repôr o lugar do craque com Robinho, mas não teve sucesso.

Dois brasileiros, no entanto, chegaram para a equipe, que estreará sábado, em visita ao Atlas, o volante Wilson Tiago, ex-Internacional, e o meia Danilinho, ex-Atlético Mineiro, que defendiam Jaguares e Tigres, respectivamente.

Sempre favorito ao título, o América trouxe nove reforços, perdeu peças importantes como o volante Cristian Pellerano, que acertou com o Morelia, mas a principal mudança é no comando técnico, em que uruguaio Gustavo Matosas foi substituído pelo mexicano Ignacio Ambriz. O ex-jogador do São Paulo agora comanda o Atlas.

O time da Cidade do México fará sua estreia na competição contra o Puebla, no domingo. O rival dos "Águias" já ocupa uma das três vagas do país na próxima edição da Taça Libertadores, por ter conquistado a Supercopa do México, ao vencer o Morelia por 1 a 0 na última segunda-feira.

As outras duas equipes classificadas serão as que tiverem melhor posição na primeira fase do Apertura. América, Santos Laguna, Tigres e Querétaro, que disputarão a partir de agosto a Liga dos Campeões da Concacaf.

No primeiro torneio do Mexicano, as oito melhores equipes entre as 18 participantes garantem vaga na chamada 'Liguilla', ou seja, fases de mata-mata que compreendem as quartas, semi e final da competição. Os dois primeiros colocados se garantem na próxima 'Concachampions'.

A primeira rodada do Apertura terá pontapé inicial com o jogo entre Veracruz e Chivas Guadalajara, equipes que se classificaram na primeira fase do Clausura, ao mesmo tempo em que lutavam contra o rebaixamento para a segunda divisão, que acabou acontecendo para o Universidad de Guadalajara - o Dorados subiu.

O time que descende na competição é definido pela média de pontos da atual temporada e das duas anteriores. O pior neste quesito é o rebaixado.

Programação da primeira rodada do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano.

Sexta-feira.

Veracruz - Chivas Guadalajara.

Sábado.

Cruz Azul - Morelia.

Tigres - Toluca.

Pachuca - Tijuana.

Atlas - Querétaro.

Santos Laguna - León.

Dorados - Jaguares.

Domingo.

Pumas - Monterrey.

Puebla - América.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade