PUBLICIDADE

Comitê de Ética recomenda suspensão de Valcke por nove anos

5 jan 2016 - 13h17
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Comitê de Ética da Fifa, Cornel Borbély, concluiu a investigação de Jérome Valcke, Secretário Geral da Fifa e que está atualmente suspenso de suas atividades na entidade máxima do futebol.

Como medida preventiva, Borbély recomendou uma extensão da suspensão de Valcke de todas as atividades relacionadas ao futebol por mais 45 dias. A princípio, a suspensão imposta no dia 7 de outubro, com duração de 90 dias, terminaria hoje, a meia noite.

Além disso, em seu relatório final, o presidente do Comitê de Ética recomendou uma sanção de nove anos afastado do futebol, além de uma multa de 100 mil francos suíços (R$ 396 mil, aproximadamente). De acordo com o Manual do Código de Ética da Fifa, a punição se deve pela quebra no código de conduta (art. 13), confidencialidade (art. 16), dever de divulgação e cooperação (art. 18), conflitos de interesse (art. 19), oferecer e aceitar presentes e outro benefícios (art. 20), e obrigação geral de colaboração (art.42).

Entretanto, o processo ainda passará pela análise geral do Comitê de Ética da Fifa para, somente então, a decisão ser protocolada. Até o momento, enquanto a punição não for oficializada, Jérome Valcke é presumidamente inocente.

Foto: Shaun Boterrill / Getty Images
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade