PUBLICIDADE

Confirmada proibição da caxirola nos estádios durante a Copa das Confederações

31 mai 2013 - 13h04
(atualizado às 17h47)
Compartilhar

A caxirola está proibida de vez nos estádios da Copa das Confederações. Uma reunião na quarta-feira entre Secretaria de Grandes Eventos do Ministério da Justiça e representantes do Ministério do Esporte selou a proibição do instrumento musical.

- Houve uma análise técnica sobre a segurança da caxirola e viu-se que não é objeto adequado. Essa posição vai ser mantida - disse o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, nesta quinta-feira, durante lançamento do Centro Integrado de Comando e Controle, no Rio de Janeiro.

O secretário de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, delegado Monteiro, disse que o Comitê Organizador Local da Copa-2014 (COL) fez uma consulta ao órgão após a torcida do Bahia ter arremessado os instrumentos no campo.

- Eles nos procuraram e verificamos que o fato da posse da caxirola pode provocar alguma lesão. Recomendamos pela proibição em razão de considerarmos que não há garantia de segurança.

Na segunda-feira, o gerente de segurança do Comitê Organizador Local da Copa-2014 (COL), Hilário Medeiros, afirmou durante uma coletiva que a caxirola estava banida da competição Fifa deste ano, após receber uma ofício da Secretaria de Grandes Eventos dizendo que o instrumento oferecia riscos de segurança.

Porém, a fala do gerente de segurança mobilizou o Ministério do Esporte, que é apoiador da iniciativa. No mesmo o dia o órgão emitiu nota afirmando que a situação ainda estava sendo analisada e que uma reunião definiria o veto. Na terça-feira, foi a vez da Fifa se manifestar.

- A caxirola é um produto oficial. Mas estamos submetidos à decisão do governo federal. O que eles resolverem nós vamos acatar, independente de ser um produto oficial ou não. A segurança é mais importante que isso - disse o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil.

A caxirola foi criada pelo cantor Carlinhos Brown, após ser escolhido por edital no Plano de Promoção do Brasil para a Copa promovido pelo Ministério do Esporte no ano passado. O plano envolve apoio mas não ajuda financeira do governo. O músico vendeu o licenciamento do produto para a The Marketing Store, que vai fabricar o produto e repassar royalties também à Fifa, por ser um produto oficial.

Assim que a proibição na Bahia veio à tona, a empresa refez o projeto do instrumento para torná-lo mais leve. A alça da caxirola passa a ter de um plástico menos resistente. O novo projeto já foi apresentado à Fifa e autoridades brasileiras. A expectativa da The Marketing Store é vender de 10 a 50 milhões de unidades do instrumento até a Copa do Mundo de 2014. O produto oficial deve ser comercializado a partir da próxima semana, a um preço sugerido de R$ 29,90.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade