6 eventos ao vivo

Conheça a origem do 'gol de placa', expressão criada por Joelmir Beting

29 nov 2012
11h31
atualizado às 14h59

O jornalista Joelmir Beting, falecido na madrugada desta quinta-feira, era uma das referências do jornalismo de economia no Brasil. Mesmo assim, Joelmir não deixou de marcar seu nome também no jornalismo esportivo, área em que atuou no início de sua carreira. O jornalista é o criador da expressão "gol de placa", cunhada após um gol de Pelé em partida do Santos contra o Fluminense, no Maracanã.

A partida, vencida pelo Santos por 3 a 1, foi disputada no dia 5 de março de 1961 e estava em seus minutos finais quando Pelé dominou uma bola no campo de defesa de seu time e driblou seis adversários antes de marcar o terceiro gol do Alvinegro praiano e dar números finais ao jogo. Para homenagear este golaço do Rei Pelé, Joelmir, na época repórter do jornal "O Esporte" encomendou uma placa com os dizeres "neste campo, no dia 5 de março de 1961, Pelé marcou o tento mais bonito da história do Maracanã".

Em 2011, Joelmir Beting esteve no programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes, e aproveitou para explicar os detalhes da homenagem e da origem da expressão “gol de placa”.

- Eu tive a ideia, mandei fazer a placa e paguei com dinheiro do meu bolso em nome do meu jornal. Fui ao Maracanã, instalei a placa e depois daquele dia, todo o pessoal dos jornais e de rádio começou a dizer "este gol também merece uma placa", daí que veio a expressão.

Nesta mesma entrevista, Joelmir também lembrou de uma homenagem que recebeu de Pelé quando o "gol de placa" completou 50 anos.

- O Pelé me deu uma placa de acrílico com outro texto: 'gratidão eterna ao Joelmir Beting. Gratidão eterna do autor do gol de placa ao autor da placa do gol' - finalizou.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
publicidade