PUBLICIDADE

Contra o Caracas, Fluminense inicia caminhada por 1º título da Libertadores

12 fev 2013 - 18h13
(atualizado às 18h17)
Compartilhar

Atual campeão brasileiro, o Fluminense iniciará sua caminhada para conquistar o inédito título da Taça Libertadores, fora de casa, contra o Caracas, da Venezuela, na abertura do grupo 8 da competição, que ainda tem Grêmio e Huachipato, do Chile.

Vice-campeão em 2008, o 'Tricolor das Laranjeiras' começa a ver a competição continental como obsessão. Afinal, entre os 12 grandes de Rio, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, apenas Fluminense, Botafogo e Atlético Mineiro não conquistaram o troféu.

Por isso, o clube se reforçou para a competição, tornando o campeão brasileiro ainda mais forte. Chegaram o lateral esquerdo Fabián Monzón, o meia Felipe e o atacante Rhayner. Destes, o argentino é o único que chegou com status de titular, mas vem ficando no banco de reservas, enquanto se adapta ao time e ao país.

O desfalque mais sentido pelo Fluminense é o do meia Deco, que não atuou em 2013, devido a um problema muscular sofrido na pré-temporada. Gum, também com lesão em um músculo, sofrida antes do início dos jogos oficiais, é outro que ficará fora da partida.

Por outro lado, as duas grandes estrelas da companhia tricolor na conquista do Brasileirão, estarão em campo: o goleiro Diego Cavalieri e o atacante Fred. Cabem aos dois, comandar a equipe, que ainda tem os talentosos Jean, Thiago Neves e Wellington Nem.

Já o Caracas encara o time brasileiro, consciente que só a vitória interessa, afinal, para a equipe, somar nove pontos em casa é fundamental para sonhar com a classificação para as oitavas de final da Libertadores.

A única vez que o Caracas conseguiu passar da fase de grupos foi em 2009. Naquele ano, a equipe liderou chave com Chivas Guadalajara, do México, Everton, do Chile, e Lanús, da Argentina, mas caiu logo nas oitavas, diante do Grêmio.

A principal dificuldade do técnico Ceferino Bencomo é montar o setor ofensivo da equipe venezuelana, que perdeu o atacante Fernando Aristeguieta, emprestado por seis meses, com opção de compra, para o Nantes, da França.

A dupla de ataque deve ser formada amanhã pelo colombiano James Fernando Cabezas e por Dany Curei, que foram poupados na última partida do Caracas pelo Campeonato Venezuelano. A dupla, no entanto, não chega a assustar, já que passou em branco nas três partidas que disputaram pela competição nacional.

Quem deve voltar, recuperado de cirurgia sofrida no fim do ano passado é o Amaral, lateral direito de origem, também tem atuado como volante. O jogador de 25 anos, com passagem por Fortaleza, Atlético Mineiro, Palmeiras, Corinthians e Ponte Preta, está no Caracas desde 2011.

Prováveis escalações:.

Caracas: Alain Baroja; Amaral, Francisco Carabalí, Rubert Quijada e Rohel Briceño; Édgar Jiménez, Alexis Hinestroza; Rómulo Otero, Jesús Meza; Dany Curei e Fernando Cabezas. Técnico: Ceferino Bencomo.

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Digão e Carlinhos; Diguinho, Valencia, Jean e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred. Técnico: Abel Braga.

Árbitro: José Buitrago (Colômbia), auxiliado pelos compatriotas Wilson Berrio e Rafael Rivas.

Estádio: Olímpico Universitário, em Caracas (Venezuela).

EFE   
Compartilhar
Publicidade