4 eventos ao vivo

A 2 meses de reabertura, Maracanã só poderá receber jogos em abril

28 dez 2012
09h37
atualizado às 09h37
  • separator
  • comentários

A data está mantida: daqui a dois meses, no próximo dia 28 de fevereiro, o Maracanã será reinaugurado, tendo em vista a disputa da Copa das Confederações do ano que vem e, claro, a realização das sete partidas, incluindo a grande final, da Copa do Mundo de 2014. No entanto, como explica o presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop), Ícaro Moreno, responsável pelo processo de reforma, o maior templo do futebol brasileiro só estará apto a receber jogos oficiais, ou mesmo amistosos, em meados de abril.

Maracanã será inaugurado no dia 28 de fevereiro; mas sem futebol 
Maracanã será inaugurado no dia 28 de fevereiro; mas sem futebol 
Foto: Érica Ramalho/Secretaria de Obras / Divulgação

“Os estádios da Copa estão sendo inaugurados sem jogos, como foi o caso do Mineirão, é assim mesmo que funciona”, explica Moreno, que organiza junto com o consórcio da obra os últimos detalhes para o primeiro ato de entrega. De acordo com o presidente da Emop, o Maracanã tem 81% da obra concluída no presente momento.

“Daqui a dois meses vamos estar com cobertura, gramado, banheiro, bares, fachada, tudo pronto. A parte externa da obra, que são os intramuros, com testes de iluminação e som, vamos entregar em meados de abril”, reforça. Além destes pontos, bilheterias e o próprio portão de entrada do estádio também só estarão prontos em um prazo de quatro meses.

Palco da grande final da Copa das Confederações, além do Mundial da Fifa, em 2014, o Maracanã tem o amistoso entre Brasil e Inglaterra confirmado como marco do pontapé inicial da grande revitalização pelo qual passou. A partida será realizada no dia 2 de junho.

Porém, o mais provável primeiro teste do novo Maracanã deverá ocorrer em uma partida do Estadual do Rio, possivelmente em algum jogo decisivo da competição. A Fifa, que deterá os direitos de arena a partir de maio, já anunciou a intenção de realizar uma partida entre clubes brasileiros antes da envolvendo a Seleção Brasileira.

“Em abril, poderá ser um Estadual, ou mesmo um amistoso, o que posso garantir é que a partir desta data será possível a realização de uma partida de futebol”, voltou a destacar o presidente da Emop.

Construído para ser o grande palco da Copa do Mundo de 1950, também no Brasil, o Maracanã está sendo totalmente remodelado. Dos mais de 150 mil espectadores presentes na final perdida por 2 a 1 diante do Uruguai, há mais de 60 anos, a arena comportará agora 76 mil torcedores e será o 25º maior estádio do mundo. As divisões de setores também estão extintas e as arquibancadas serão uniformes até o gramado, bem próximo ao público, nos moldes do que acontece na Premier League , da Inglaterra.

“Tivemos três grandes desafios. A demolição da cobertura, que pegou muita gente de surpresa, mas era a nossa única saída, tivemos que encarar a sociedade, já que muita gente foi contra. Depois, a questão da própria nova cobertura, que é de alta complexidade. E o terceiro, foi articular com a Fifa e trabalhar com os prazer, sempre com muita gente cobrando”, finaliza Moreno, à frente de uma equipe de seis mil operários que formam, como ele diz, “uma pequena cidade em um espaço de terreno muito pequeno para se organizar tanta gente”.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade