PUBLICIDADE

Terra na Copa

Álbum: de "fã" a "embalo", conheça perfis de colecionadores

16 abr 2014 - 08h27
(atualizado em 4/12/2014 às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Brilhante só por brilhante. Cristiano Ronaldo? Só por cinco figurinhas. Existem diferentes regras para a troca de figurinhas, e elas seguem diferentes perfis de colecionadores. O modo como cada um lida com a coleção se aflora no período em que as figurinhas do álbum da Copa do Mundo estão nas bancas de jornais.

<p>Gustavo Passi (dir.) troca figurinhas no vão livre do Masp</p>
Gustavo Passi (dir.) troca figurinhas no vão livre do Masp
Foto: Alan Morici / Terra

O Terra participou de encontro de troca de figurinhas no último sábado no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e, com a ajuda de Gustavo Passi - que organiza as trocas via Facebook -, listou os diferentes estilos de colecionadores que lutam pelas valiosas figurinhas. Você é um aficionado conservador ou foi "no embalo"?

Aficionado

Este perfil é aquele que gosta de colecionar por colecionar, e pode seguir o hobby em outros períodos que não só a Copa do Mundo. Quando se aproxima o Mundial, entretanto, o aficionado resgata a paixão de criança e se dedica com ainda mais afinco. É o caso do próprio Gustavo, que tem como meta cumprir um álbum de capa dura, dois normais e ainda guardar um vazio.

Tranquilo

Completar o álbum é algo que vai acontecer, mas não há pressa. O colecionador tranquilo não faz distinção entre figurinha normal e prateada, colabora com seus amigos na hora da troca e aceita uma repetida só para ajudar alguém a completar a coleção.

Apaixonado por futebol

É aquele que ama futebol e se atrai por álbuns de figurinhas somente na época da Copa do Mundo, já que é um jeito de ter para si aquele cromo do costarriquenho Yeltsin Tejeda ou do belga Marouane Fellaini. Tem a janela do quarto e a porta do armário forrada com escudos das federações e de jogadores de outros Mundiais.

Não se importa em completar com o álbum, a ideia é ter a figurinha do seu jogador favorito. É aquele que chega nos amigos e pede a repetida do colombiano Falcao García ou do uruguaio Diego Lugano, apesar de não ter nenhuma intenção de colar as figurinhas.

Embalo

Aquele que reluta, desdenha das figurinhas, mas que no fim das contas se deixa levar pelo furor da Copa do Mundo e começa a coleção - terminar o álbum é outra história.

Família

É comum ver pais (ou mães) e filhos colecionando figurinhas juntos. Pode ser um meio de que o adulto relembre os tempos de criança, ou então um jeito para ensinar ao jovem a diversão do álbum.

Colecionadores fazem de tudo para completar álbum da Copa:

Cambista

Um perfil não muito bem-vindo nos encontros de trocas. É aquele sujeito que pede cinco figurinhas para trocar por aquela que falta para você completar uma seleção. O colecionador deste perfil também não tem pudor em comprar e vender cromos avulsos, já escolhendo aqueles que quer ter.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade