PUBLICIDADE

Terra na Copa

América sufoca Europa e domina oitavas; África bate recorde

27 jun 2014 - 07h00
(atualizado às 08h44)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Torcedores italianos choram e lamentam eliminação da Copa do Mundo de 2014</p>
Torcedores italianos choram e lamentam eliminação da Copa do Mundo de 2014
Foto: Reuters

A Copa do Mundo do Brasil é, por enquanto, dos países das Américas. Encerrada a primeira fase nesta quinta-feira, as seleções da Conmebol e da Concacaf estão entre as que tiveram maior índice de classificação, seguidas pela África, que pela primeira vez manda dois representantes às oitavas de final. “Sufocada”, a Europa só não teve pior desempenho do que a Ásia, que deu vexame e teve todas as suas equipes eliminadas.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

O bom desempenho dos times americanos já havia sido abordado por treinadores europeus durante as rodadas iniciais, e as explicações eram as mais distintas: além de talento, adaptação ao clima e o fator torcida, por exemplo. Entre os times da América do Sul, por exemplo, apenas o Equador caiu antes do mata-mata – o índice é o maior entre os continentes, com 83,3%. Já na América Central e do Norte, apenas Honduras falhou, com índice de 75%.

Pela disposição das chaves no mata-mata, já é possível afirmar que a Copa do Mundo terá pelo menos um país sul-americano classificado para a semifinal. Isso porque o vencedor de Brasil x Chile enfrenta quem passar no confronto Colômbia x Uruguai. O "outro lado" da tabela, de onde sairá o finalista que poderá enfrentar o Brasil, se a Seleção conseguir chegar à final, ainda conta com quatro times da América, um em cada jogo de oitavas: México, Costa Rica, Argentina e Estados Unidos.

<p>Torcedores da Argélia celebram a classificação inédita para as oitavas de final da Copa do Mundo </p>
Torcedores da Argélia celebram a classificação inédita para as oitavas de final da Copa do Mundo
Foto: Philippe Hughen / AFP

A Europa pode se considerar sufocada porque viu alguns de seus maios fortes representantes darem vexame, como Inglaterra e Itália, eliminadas pela Costa Rica no Grupo da Morte, e a campeã Espanha, que caiu contra o Chile. Com 13 representantes, os europeus conseguiram classificar 46,1%, ou seja, cinco seleções. É o mesmo número que foi às oitavas na Copa de 2010, na África do Sul, edição que teve final europeia, entre Espanha e Holanda.

A novidade em 2014 é a ida de dois africanos ao mata-mata pela primeira vez na história, com Nigéria e Argélia alcançando o feito, ao contrário das eliminadas GanaCosta do Marfim e Camarões. Já a Ásia, que em 2010 viu Japão e Coréia do Sul nas oitavas, não terá representante – incluindo aí a Austrália, país da Oceania que, por critério da Fifa, disputa as eliminatórias no continente vizinho.

Veja como ficou o duelo de continentes na Copa 2014

Continente Representantes Classificados Eliminados Aproveitamento
América do Sul 6 Brasil
Chile
Uruguai
Colômbia
Argentina
Equador 83,3%
América Central e do Norte 4 México
Costa Rica
Estados Unidos
Honduras 75%
Europa 13 Bélgica
Holanda
Grécia
França
Suíça
Alemanha
Portugal
Croácia
Espanha
Itália
Inglaterra
Bósnia-Herzegovina
Rússia
46,1%
Ásia 4   Japão
Austrália*
Irã
Coréia do Sul
0%
África  5 Nigéria
Argélia
Camarões
Costa do Marfim
Gana
40%
Oceania 0 - - -

* Apesar de ser um país da Oceania, a Austrália disputa as eliminatórias pela Ásia.

Ouça as principais músicas do Mundial:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade