PUBLICIDADE

Terra na Copa

Ao lado de L. Huck, tatu-bola faz primeira aparição ao público

17 set 2012 - 11h18
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
André Naddeo
Direto do Rio de Janeiro

Amijubi, Fuleco ou Zuzeco? Enquanto os brasileiros decidem qual será o nome de batismo do mascote da Copa do Mundo de 2014, o tatu-bola em tamanho real fez sua primeira aparição pública, na manhã desta segunda-feira, no centro olímpico Artur da Távola, no morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro.

Ainda sem nome, mascote participou de evento no morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro
Ainda sem nome, mascote participou de evento no morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Em evento promovido pela Coca Cola, patrocinadora oficial da Fifa e uma das promotoras da eleição oficial que escolherá o nome do mascote pela primeira vez na história dos mundiais da entidade, Amijubi, Fuleco ou Zuzeco fez a alegria das crianças presentes ao evento, que teve o apresentador Luciano Huck como mestre de cerimônias. O mascote tatu-bola chegou até a dançar funk com os jovens de um projeto mantido pela empresa multinacional na comunidade.

"Acho que tem um simbologia importante. Não é o bicho mais bonito do mundo, mas é um bicho brasileiro, e que se transforma numa bola. Eu recebi um boneco dele agora, e achei bastante simpático", afirmou o Luciano Huck. "Gosto mais do último nome, do Zuzeco. Eu achei a figura do animal muito mais brasileira do que os nomes", completou o apresentador.

Os nomes escolhidos para batizar o tatu-bola, que acabaram criando polêmica nas redes sociais devido a sua complexidade, foram escolhidos a partir de uma terminologia ecológica. Amijubi junta as palavras "amizade" e "júbilo", do tupi guarani, onde "juba" significa amarelo - a cor prodominante do mascote. Fuleco é a soma de "futebol" e "ecologia", e Zuzeco é formado pelos elementos do azul (cor do mar brasileiro) e também ecologia.

Além da votação oficial no site da Fifa (www.fifa.com), por onde o internauta deixa a sua opção de escolha gratuitamente, a eleição paralela promovida pela Coca Cola será por meio de códigos, que estarão em tampas ou anéis de latas dos produtos da empresa, e que devem ser enviados via SMS para o número 22043, por um aplicativo do Facebook ou mesmo pelo site da multinacional (www.cocacola.com.br) até o dia 19 de novembro.

Os eleitores concorrerão a até oito ingressos para o camarote do próprio mascote, em dois jogos da primeira fase da Seleção Brasileira (em Fortaleza e Brasília), além de cerca de 5 mil tatu-bolas de pelúcia. O mascote, que não é representado apenas por uma pessoa, viajará ainda até o final desta semana para São Paulo, e na semana seguinte, para Porto Alegre, nas duas próximas capitais a receberem a ação promocional.

Tendo as crianças entre cinco e 12 anos como principal público-alvo, a campanha pela eleição do mascote da Copa do Mundo no Brasil envolveu 47 propostas de seis agências de publicidade, todas elas brasileiras. O desenho final escolhido pela Fifa e pelo Comitê Organizados Local (COL) foi criado pela empresa 100% Design.

Esta é a segunda eleição promovida pela entidade máxima do futebol internacional envolvendo o Mundial de 2014. Antes de dar o pontapé inicial para a escolha do nome do mascote, a Fifa já havia inaugurado o esquema de eleição entre os torcedores para nomear a bola oficial da competição, produzida desde 1970 pela Adidas.

Após mais de um milhão de votos pela internet, o nome Brazuca foi o escolhido com quase 80% da preferência popular, à frente de Bossa Nova, e Carnavalesca. Desde a edição de 1966, quando elegeu o leão Willie, da Inglaterra, que a Fifa adota um mascote oficial.

Curiosamente, somente em 1994, já na Copa do Mundo dos EUA, quando o Brasil consagrou-se tetracampeão, que um animal voltou a ser mascote de um Mundial com o cão Striker. Em 1998, na França, foi a vez do galo Footix. Já em 2006, os alemães apresentaram um novo leão como mascote, o Goleo. E no último evento da Fifa, em 2010, na África do Sul, o escolhido foi o leopardo Zakumi.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade