PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Apesar de problemas, Rio garante Maracanã pronto para 1º teste em abril

8 mar 2013 - 12h53
(atualizado às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar do atraso nas obras e da preocupação manifestada pela Fifa, o Governo do Rio de Janeiro prometeu, em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, que o Estádio do Maracanã vai estar pronto para o primeiro de uma série de eventos-teste, no dia 27 de abril. A garantia ocorreu no encontro realizado no Palácio Guanabara com as presenças de representantes da Fifa, do Comitê Organizador Local (COL) e do Governo Federal.

"Sabemos que não temos um cronograma fácil, mas o Maracanã estará pronto para receber eventos-teste no dia 27 de abril. No total, organizaremos dois eventos fechados e um grande evento para o público como parte da preparação para a Copa das Confederações da FIFA. Isso garantirá que todos os aspectos operacionais após a reforma do estádio passem por testes detalhados, sendo um deles com a capacidade máxima, no dia 2 de junho, no jogo entre Brasil e Inglaterra", disse o secretário da Casa Civil, Régis Fitchner, que representou o governador Sérgio Cabral na reunião.

Clima esquenta entre repórter e presidente da CBF:

A preocupação da Fifa com o curto prazo e o longo trabalho a ser feito pelo Rio de Janeiro até a Copa das Confederações aumentou durante a visita nesta semana do secretário-geral Jeróme Valcke aos estádios que farão parte do torneio de junho. Dois dias antes da passagem da comitiva da entidade pelo Rio de Janeiro, uma forte chuva castigou a cidade e alagou os entornos e até mesmo o estádio. A inspeção foi cancelada.

Na reunião desta sexta, o Governo apresentou um programa detalhado das fases finais de construção e eventos e discutiu com a Fifa e o COL o plano de preparação operacional. O documento envolve particularmente as estruturas temporárias necessárias para a Copa das Confederações, começando por tecnologia da informação e cabeamento. Serão realizadas reuniões técnicas semanais para acompanhamento do processo.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projeto-estadios-brasileiros/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projeto-estadios-brasileiros/iframe.htm">veja o infográfico</a>

O diretor geral do escritório da FIFA no Brasil, Ron DelMont, disse que a reunião trouxe alívio à entidade. "Foi uma reunião muito proveitosa e o Estado do Rio de Janeiro reiterou o seu compromisso em concluir a reforma do Maracanã na data acordada. Nós temos agora uma visão clara e em conjunto dos requerimentos que envolvem o cronograma da entrega do estádio para a Copa das Confederações da Fifa", disse.

Palco da final da Copa das Confederações, o Maracanã vai receber, no dia 2 de junho, o amistoso entre a Seleção Brasileira e a Inglaterra. O jogo é considerado o teste definitivo para o estádio que foi totalmente reformado para os torneios Fifa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade