PUBLICIDADE

Terra na Copa

Após "furacão", Mano vê Brasil no caminho por C. das Confederações

30 out 2012 - 12h35
(atualizado às 13h18)
Compartilhar
Marcus Vinícius Pinto
Direto do Rio de Janeiro

Com a base do Brasil mantida, o técnico Mano Menezes convocou 21 jogadores que vão enfrentar a Colômbia em Nova Jersey no próximo dia 14 de Novembro, para comemorar o 1000º jogo da história da Seleção Brasileira. Sem se preocupar com o furacão Sandy, que passou pelos Estados Unidos na última madrugada, Mano fez uma analogia com o seu momento atual no comando da equipe.

» Veja os jogadores convocados para o amistoso contra a Colômbia

"Tenho certeza que daqui a 14 dias teremos totais condições de jogar. Até lá o furacão já passou, como já passou por aqui" disse em referência à aparente tranquilidade por que passa no comando da Seleção.

Sem novidades na lista (apenas Marcelo e Dedé estão fora por lesão), o técnico fez questão uma vez mais de deixar algumas portas abertas para o futuro. E isso pode valer para Ronaldinho, do Atlético-MG, e também para Fred, do Fluminense. "O fato de não fechar a porta para ninguém é respeitar a capacidade desses jogadores e de voltar a produzir bem", disse, em referência específica a Ronaldinho.

"É bom ter a mesma calma na hora de avaliar a parte negativa e positiva de um jogador. No comando da Seleção é preciso ter cuidado para não ficar dando voltas e sim avançar", afirmou, dizendo que não se pode desprezar nunca a história de um jogador que foi campeão do mundo.

O técnico da Seleção acha importante deixar claro para os jogadores a importância do milésimo jogo do Brasil, mas em geral gosta pouco de falar de números. Não quis dizer a porcentagem do grupo que está definido para a Copa das Confederações e muito menos fazer um balanço dos resultados de sua equipe durante o ano.

"Estamos tendo uma segunda parte de ano bastante positiva. E isso aumenta a confiança para continuarmos evoluindo. Não gosto de falar em números porque isso traz diferentes interpretações e a Seleção está no bom caminho para a Copa das Confederações, quando o parâmetro de medida passa a ser maior, enfrentando seleções de mais alto nível", disse.

Na lista para o jogo contra a Colômbia, Mano Menezes convocou dois jogadores de Corinthians e Santos, que não têm maiores aspirações no Brasileiro. Ainda assim, o técnico do Corinthians, Tite, já tinha afirmado que preferia não ter jogadores na lista para não atrapalhar a preparação do time para o mundial de clubes.

"No planejamento que o Corinthians fez, certamente um trabalho muito bem feito pelo Tite, ele retirou jogadores de algumas rodadas do Brasileiro e pode fazer isso com os jogadores convocados. Não vai significar um prejuízo tão grande para o Corinthians. Abrimos mão em algum momento, mas não podem abrir mão sempre porque senão perdemos o rumo", disse Mano, que chamou Paulinho e Fábio Santos.

Sobre o time, Mano disse que gostou do entrosamento de Oscar e Kaká, mas que mais do que isso, valoriza a força do time na recuperação da bola ainda no campo do adversário e com a participação de todos. O técnico vai sempre apostar em um atacante de ofício, como Leandro Damião, para poder ter possibilidades de variação tática e disse que a safra de goleiros brasileiros é muito boa, e que confia nos goleiros que vêm sendo convocados.

Mano Menezes vê a Seleção no caminho correto para a Copa das Confederações
Mano Menezes vê a Seleção no caminho correto para a Copa das Confederações
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade