PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Após reunião com Fifa, DF garante entrega de estádio para 18 de maio

16 abr 2013 - 14h43
(atualizado às 15h01)
Compartilhar
Exibir comentários

<p>Estádio de Brasília será inaugurado no dia 18 de maio</p>
Estádio de Brasília será inaugurado no dia 18 de maio
Foto: Reuters
O governador Agnelo Queiroz garantiu nesta terça-feira que o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será inaugurado no dia 18 de maio independentemente das condições climáticas. A entrega da arena, palco da abertura da Copa das Confederações, estava prevista para o próximo domingo, mas foi adiada por conta das chuvas que caem sobre a capital há mais de 15 dias.

“O prazo que nós temos independe de questões climáticas. Para essa semana não daria. Para finalizar no dia 21, com as chuvas, não ia dar. Mas nosso prazo agora independe de condições climáticas”, afirmou o governador após reunião de emergência convocada pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL).

Insatisfeita com o atraso, a entidade máxima do futebol enviou a Brasília o diretor-geral do escritório no Brasil, Ron Del Mont, o CEO do COL, Ricardo Trade, e o secretário executivo do Ministério do Esporte e membro do governo federal no comitê, Luis Fernandes. Após a reunião, realizada a portas fechadas dentro do estádio, eles inspecionaram as obras de drenagem para receber o gramado e saíram sem falar com a imprensa.

Na noite de ontem, a Fifa e o COL divulgaram uma nota na qual manifestavam “grandes preocupações” com o atraso. Agnelo, no entanto, garantiu que os responsáveis pela organização da Copa das Confederações e do Mundial de 2014 entenderam as dificuldades para entregar a arena no prazo estipulado pelo Fifa.

“Eles compreenderam, porque sabem do grande objetivo. Sempre quando você tem uma data desmarcada, como era o dia 21, há um desconforto. Mas estão todos confiantes e acompanhado de perto e vendo nosso esforço para entregar um estádio maravilhoso”, completou o governador, citando a arena que pode chegar a custar R$ 1,5 bilhão quando ficar pronta.

Chuvas

A reinauguração do estádio, que contaria com a presença da presidente Dilma Rousseff, estava prevista para o próximo domingo, na comemoração do 53º aniversário da fundação de Brasília. Porém, o governo do Distrito Federal anunciou ontem que a entrega da arena foi adiada para 18 de maio, por problemas na instalação do gramado.

"As chuvas estão fortes há 15 dias, acontecendo em diversos hoáarios, o que não permite que a drenagem seja concluída", disse, em entrevista coletiva, o secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro.

O dia 18 de maio é a data da final do Campeonato Candango. Já estava previsto que essa partida seria o primeiro teste oficial do Estádio Nacional. Além dele, o outro teste será na partida entre Santos x Flamengo, em 26 de maio, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Além dessas partidas, o novo Mané Garrincha receberá também a inauguração da Copa das Confederações, com Brasil x Japão, no dia 15 de junho.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade