PUBLICIDADE

Terra na Copa

Arena Fonte Nova passa por inspeção da Fifa para a Copa do Mundo

20 jan 2014 - 14h23
Compartilhar
Exibir comentários
Impressão do estádio é boa, mas cidade irá adotar medidas especiais de segurança para os jogos
Impressão do estádio é boa, mas cidade irá adotar medidas especiais de segurança para os jogos
Foto: Nelson Oliveira / Paço Virtual - Comunicação, Consultoria e Projetos LTDA - ME - Especial para o Terra

Na manhã desta segunda-feira, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) iniciaram a realização da última inspeção oficial da Arena Fonte Nova antes da Copa do Mundo de 2014. Durante o restante do dia, 50 técnicos, avaliarão toda a estrutura do estádio, além de definir as estratégias de execução de planos operacionais que serão realizados durante os jogos da Copa do Mundo. Participam da inspeção o secretário estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello, o secretário do Escritório Municipal para a Copa do Mundo, Isaac Edington, o gerente-geral de integração operacional do COL, Tiago Paes, e o chefe do Departamento de Operações da Copa do Mundo, Chris Unger.

Antes da vistoria, o grupo deu um pronunciamento à imprensa, e tanto os membros dos governos municipal e estadual quanto os executivos da Fifa e do COL mostraram otimismo, após o que consideraram "êxito" na realização da Copa das Confederações. Chris Unger lembrou que a capital baiana receberá alguns dos jogos mais importantes da primeira fase da competição, como Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal e França x Suíça, e declarou que a Fifa tem boas expectativas sobre a realização destes jogos.

"Salvador receberá equipes que tem grandes expectativas para a competição, e a Fifa também está com grande expectativas para a realização do Mundial na cidade. Neste momento seria precoce fazermos comparações publicamente sobre o que vimos em cada estádio, mas posso dizer que fazemos avaliações", disse, referindo-se às visitas já realizadas em Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife, que também sediaram jogos da Copa das Confederações.

A vistoria, a qual o acesso da imprensa não foi permitido, começou no final desta manhã e se estende pelo início da tarde. Durante este período, a equipe avaliará oito aspectos relatvos à preparação do estádio para a competição, entre os quais as atuais condições de estrutura física e de serviços da Fonte Nova e suas eventuais adaptações em nível de logística, bilheteria, sinalização, tecnologia, hospitalidade e serviços de limpeza, alimentação e voluntariado. Estes parâmetros serão levados em consideração para receber torcedores, delegações das seleções e equipes de imprensa, sobretudo de televisão.

Responsável pelas operações do comitê local, Tiago Paes ressaltou que, apesar do sucesso da organização na Copa das Confederações, a Copa do Mundo é um evento de tamanho maior, tanto em extensão quanto em interesses comerciais, e, por isso, todos os estádios que receberam o evento esportivo em 2013 poderão precisar de algumas adaptações.

"Neste momento, o grande desafio é realizar um acerto logístico para realizar a Copa, que é um evento maior, com interesse de 200 países e, por isso, com operações mais complexas. Tudo o que está relacionado às partes de mídia e hospitalidade cresce muito. Por exemplo, só para TV, na Copa das Confederações, a área utilizada na Fonte Nova era de 3 mil metros quadrados. Agora ela irá dobrar. O nível de serviço precisa ser elevado para o evento, já que receberemos muitos clientes, boa parte deles estrangeiros", analisou.

As inspeções estão sendo feitas em todos os estádios que sediaram a Copa das Confederações, em 2013. Após a finalização das atividades em Salvador, a comitiva fará um balanço da vistoria no estádio e, às 15 horas, segue para Belo Horizonte, onde a vistoria acontece amanhã. O estádio Mané Garrincha, de Brasília, será o último a passar pela inspeção final, nesta quarta, 22.

Fonte: Paço Virtual - Comunicação, Consultoria e Projetos LTDA - ME - Especial para o Terra Paço Virtual - Comunicação, Consultoria e Projetos LTDA - ME - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade