PUBLICIDADE

Terra na Copa

Argentina quer saber: Messi joga contra a Colômbia?

5 jun 2013 - 18h46
(atualizado às 20h39)
Compartilhar

A grande incógnita que vem gerando dúvidas entre os torcedores argentinos é si o ídolo Lionel Messi, com uma lesão muscular na perna direita, jogará nesta sexta-feira contra a Colômbia em Buenos Aires pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Brasil-2014.

"Juega Messi?", é a pergunta ainda sem resposta que circula na imprensa e nos blogs de torcedores, que esgotaram os ingressos para a importante partida da seleção de Alejandro Sabella, que praticamente garante a classificação ao Mundial em caso de vitória.

O capitão da seleção argentina treinou com os companheiros na terça-feira, no centro de treinamento da Associação Argentina de Futebol em Ezeiza (32 km ao sul de Buenos Aires), mas nenhum membro dos departamentos técnico ou médico quis dar pistas sobre o estado de Messi, que sofreu um estiramento no bíceps femoral direito há dois meses.

Há poucos dias, o Barcelona deu alta médica a Messi para que viajasse à capital argentina.

Messi, que nunca quer ficar de fora de uma partida das eliminatórias -ele jogou os últimos 32 jogos da Argentina-, já deixou claro que quer ser escalado como titular.

O treinador Alejandro Sabella prefere esperar e avaliar se começa com o craque do time em campo na partida que pode ajudar os 'Hermanos' a se firmar ainda mais na liderança das eliminatórias e deixar a classificação para a Copa encaminhada.

A Argentina lidera com 24 pontos, seguida de Equador (20), Colômbia (19), Chile e Venezuela (15), Uruguai (13), Peru (11), Bolívia (9) e Paraguai (8).

As eliminatórias sul-americanas classificam quatro equipes para a Copa do Mundo, enquanto o quinto colocado disputa uma repescagem contra o quinto colocado da Ásia.

A condição do melhor jogador do mundo influenciará no esquema tático de Sabella, que, caso possa contar com o melhor jogador do mundo, poderá escalar o habitual trio ofensivo com Gonzalo Higuaín (Real Madrid) e Sergio Aguero (Manchester City).

Como lidera as eliminatórias, a Argentina não precisa buscar a vitória a todo custo, e Sabella poderia optar por um plano B contra a Colõmbia: jogar sem Messi, o que seria interessante para avaliar o rendimento dos jogadores quando não podem contar com o craque.

Se Messi não jogar, a opção natural seria a entrada de Erik Lamela, um jogador habilidoso, que teve uma ótima temporada pela Roma, mas que sofre com a falta de experiência na seleção. Walter Montillo, jogador do Santos, também pode exercer a função de meia-atacante.

Por outro lado, caso Sabella prefira mudar o esquema da seleção, Ezequiel Lavezzi (Napoli) poderia ser titular, jogando nas pontas e dando mais velocidade ofensiva.

O certo é que no ataque estarão Aguero e Higuaín. No meio, Javier Mascherano (Barcelona), Lucas Biglia (Anderlecht) e Ángel Di María (Real Madrid) estão praticamente confirmados.

Na defesa, a Argentina deve entrar com Pablo Zabaleta (Manchester City), Ezequiel Garay (Benfica), Federico Fernández (Getafe) e Marcos Rojo (Sporting de Lisboa).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade