PUBLICIDADE

Terra na Copa

BH prevê 40 mil passageiros e aposta em Terminal Copa e BRT

4 jun 2014 - 16h32
(atualizado às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Plano para dias de jogos foi apresentado em entrevista coletiva</p>
Plano para dias de jogos foi apresentado em entrevista coletiva
Foto: Thiago Tufano / Terra

A cidade de Belo Horizonte apresentou na tarde desta quarta-feira o plano de mobilidade para os dias de jogos da Copa do Mundo. A capital mineira vai receber seis jogos do Mundial, sendo quatro deles na primeira fase, um jogo de oitavas de final e outro de semifinal. As grandes apostas da organização do evento são os chamados “Terminais Copa” e os BRTs Move. Além disso, a estimativa é que 40 mil pessoas utilizem o transporte público durante a competição.

“A ideia é alcançar 40 mil pessoas, mais de 70% dos torcedores do Mineirão, utilizando o transporte público. Na semifinal do ano passado (Copa das Confederações) alcançamos 28 mil. Tivemos o aprendizado do ano passado e um plano melhorado para Copa do Mundo este ano. Não existe capacidade em nenhuma arena do planeta para 60 mil vagas de carro. É um ponto fundamental. O transporte público estará disponível a qualquer local da cidade. A pessoa pode ir com seu carro até o Terminal Copa, estacionar e ir para o jogo”, disse Camillo Fraga, secretário municipal extraordinário da Copa.

Saiba como será a mobilidade urbana de MG na Copa 2014:

Durante o evento o “Terminal Copa” voltará a funcionar. Grande aposta de BH na Copa das Confederações, o sistema foi aprimorado e 400 ônibus estarão a disposição dos torcedores. A distância máxima de caminhada dos terminais ao estádio será de 2 km. Os terminais ficarão no Minas Shopping, Centro, Expominas, Savassi e Aeroporto de Confins.

Os embarques nos terminais começarão a partir de cinco horas antes dos jogos. Não haverá paradas ao longo do trajeto rumo ao Mineirão. O torcedor deverá guardar o bilhete para garantir seu retorno. Na volta, os ônibus operarão até duas horas depois dos jogos.

“Cerca de 400 ônibus estarão a disposição em terminais na região Centro-Oeste e Leste. Esse serviço é vendido e custará R$ 15 ida e volta. A pessoa pode adquirir a partir de hoje ou no momento de embarque. E também para aqueles que quiserem só a passagem de volta haverá vendedores no entorno do Mineirão”, explicou Ramon Victor Cesar, presidente da BHTrans.

<p>Esquema utilizado durante a Copa das Confederações será incrementado</p>
Esquema utilizado durante a Copa das Confederações será incrementado
Foto: Thiago Tufano / Terra

Outra opção, além das linhas convencionais de ônibus, metrô e taxis, serão os BRTs Move no corredor da avenida Antônio Carlos. Eles ligarão a Área Central à Estação Pampulha, com paradas nas Estações de Transferência UFMG e Mineirão. De acordo com Ramon, apensar de algumas cobras ainda estarem ocorrendo nesse tipo de transporte, será possível utilizá-lo sem problemas.

“Eventos dessa natureza tem sido operados com transporte público. Nos, além disso, temos o serviço do BRT no corredor. Acreditamos que os serviços de transporte público da cidade serão capazes de promover o deslocamento da massa até o anel mais próximo do Mineirão. Tudo foi feito. Algumas coisas faltam a finalização, como na Estação Pampulha, que ainda não tem restaurante e escritórios. Mas para Copa isso não tem importância. Todo o serviço de acesso ao Mineirão, que é o objetivo do Move, já está operando há algum tempo e não temos problema em relação ao acesso à Pampulha”, explicou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade