PUBLICIDADE

Terra na Copa

Blatter lamenta morte de "amigo" Mandela e decreta luto

5 dez 2013 - 20h57
(atualizado às 20h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Blatter cumprimenta Mandela durante cerimônia de encerramento da Copa de 2010
Blatter cumprimenta Mandela durante cerimônia de encerramento da Copa de 2010
Foto: Getty Images

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, lamentou a morte do ex-presidente sul-africano e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, nesta quinta-feira. O suíço lembrou o contato que teve com o líder político durante a realização da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e decretou luto: um minuto de silêncio em respeito será feito antes dos próximos jogos internacionais.

Lembre a trajetória de Nelson Mandela:

Além disso, as bandeiras das 209 federações internacionais que compõe a Fifa serão mantidas a meio mastro na sede da entidade, em Zurique. "Nelson Mandela continuará em nossos corações. As lembranças de sua memorável luta contra a opressão, seu incrível carisma e seus valores positivos viverão em nós e conosco", afirmou Blatter, em comunicado.

O dirigente definiu Mandela como "um dos maiores humanistas do nosso tempo" e "um querido amigo" e relembrou a experiência vivida em Johanesburgo, em 11 de julho de 2010, antes da final da Copa do Mundo em que a Espanha venceu a Holanda por 1 a 0. Na ocasião, o sul-africano compareceu à partida, apesar de seus problemas de saúde, e foi saudado pelo público presente.

"Quando ele foi honrado e saudado pelo público no Estádio Soccer City em Johanesburgo, foi um homem de seu povo e de seus corações, e foi um dos momentos mais emocionantes que experimentei", afirmou Blatter. "Ele e eu compartilhamos uma inabalável crença no poder do futebol em unir as pessoas em paz e amizade", disse.

Líder da luta contra a segregação racial na África do Sul, Nelson Mandela morreu nesta quinta-feira, aos 95 anos. Há muito lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta contra o Apartheid, regime segregacionista que imperou durante décadas no seu país. Ele passou 27 anos preso para depois se eleger presidente da África do Sul, de 1994 a 1999.

Veja a trajetória do ex-presidente Nelson Mandela em fotos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade